Início»GTF»Perguntas Frequentes

Perguntas & Respostas - Defesa da Floresta Contra Incêndios


É obrigatória a limpeza de terrenos junto de habitações?
Segundo o estipulado no n.º 2 do artigo 15.º do Decreto-Lei n.º 124/2006 de 28 de Junho alterado pelo Decreto-Lei n.º 17/2009, de 14 de Janeiro, os proprietários, arrendatários, usufrutuários ou entidades que, a qualquer título, detenham terrenos confinantes a edificações, designadamente habitações, estaleiros, armazéns, oficinas, fábricas ou outros equipamentos, são obrigados a proceder à gestão de combustível numa faixa de 50 m à volta daquelas edificações ou instalações medida a partir da alvenaria exterior da edificação, de acordo com as normas constantes no anexo do referido decreto-lei.

O que é o período crítico? | Qual é o período crítico?
É o período durante o qual vigoram medidas e acções especiais de prevenção contra incêndios florestais, por força de circunstâncias meteorológicas excepcionais, sendo definido por portaria do Ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas (alínea s) do artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 124/2006 de 28 de Junho alterado pelo Decreto-Lei n.º 17/2009, de 14 de Janeiro) || O período crítico de incêndios florestais é estabelecido por portaria anual, normalmente entre 1 de Julho a 30 de Setembro.

O que é o índice de risco de incêndio florestal? | Onde posso saber qual o índice de risco de incêndio florestal?
O Índice meteorológico de risco de incêndio florestal, FWI, foi desenvolvido pelo Serviço Canadiano de Florestas e é utilizado por vários países do mundo, em particular na Europa. Através da utilização deste índice é possível estimar um risco de incêndio a partir do estado dos diversos combustíveis presentes no solo florestal, sendo este determinado indirectamente através das observações de elementos meteorológicos. O Instituto de Meteorologia utiliza, desde 1998, o índice meteorológico de risco de incêndio do sistema canadiano FWI (Fire Weather Index). || Aceder ao endereço electrónico do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (ex- Instituto de Meteorologia: http://www.ipma.pt/pt/ambiente/risco.incendio/).

O que é uma queimada? | E uma queima?
Queimada é quando se usa o fogo para renovação de pastagens e eliminação de restolho e ainda, para eliminar sobrantes de exploração agrícolas ou florestais e que estão cortados mas não amontoados. || A queima é quando se utiliza o fogo para eliminar sobrantes de exploração agrícola ou florestais, que estão cortados e amontoados.

É possível realizar uma queima durante o Verão? | Quando é que se pode fazer uma queima? | As queimas estão sujeitas a licença?
Na estação do Verão é quando vigora o período crítico, e neste período não se pode realizar queimas nos espaços rurais – alínea b) do n.º 1 do artigo 28.º do Decreto-Lei n.º 124/2006 de 28 de Junho alterado pelo Decreto-Lei n.º 17/2009, de 14 de Janeiro – apenas existe uma excepção para a queima de sobrantes de exploração decorrente de exigências fitossanitárias de cumprimento obrigatório, a qual deverá ser realizada com a presença de uma unidade de um corpo de bombeiros ou uma equipa de sapadores florestais. || Em todos os espaços rurais, fora do período crítico e desde que não se verifiquem os índices de risco temporal de incêndio de níveis muito elevado e máximo (n.º 2 do artigo 28.º. do Decreto-Lei n.º 124/2006 de 28 de junho alterado pelo Decreto-Lei n.º 17/2009, de 14 de janeiro), no entanto, também deverá ter em atenção ao estipulado no n.º 1 do artigo 39.º do Decreto-Lei n.º 310/2002 de 18 de dezembro. || As queimas não estão sujeitas a licenciamento.

É possível realizar uma queimada fora do período crítico?
A realização de queimadas só é permitida fora do período crítico e desde que o índice de risco temporal de incêndio seja inferior ao nível elevado. Além disso, também só é permitida após licenciamento na câmara municipal, na presença de técnico credenciado em fogo controlado ou, na sua ausência, de equipa de bombeiros ou de equipa de sapadores florestais.

É permitido o lançamento de foguetes e outro tipo de artifício?
Durante o período crítico não é permitido o lançamento de balões com mecha acesa e de quaisquer tipos de foguetes com recaída incandescente. Em todos os espaços rurais, durante o período crítico, a utilização de fogo-de-artifício ou outros artefactos pirotécnicos, que não os indicados anteriormente, está sujeita a autorização prévia da Câmara Municipal. O pedido de autorização referido deve ser solicitado com pelo menos 15 dias de antecedência. Fora do período crítico, e sempre que se verifique o risco de incêndio muito elevado e máximo, mantêm-se as restrições acima mencionadas.  





Links de interesse
Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas
Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas


Instituto Português do Mar e da Atmosfera
Instituto Português do Mar e da Atmosfera (ex-Instituto de Meteorologia


Autoridade Nacional de Protecção Civil
Autoridade Nacional de Protecção Civil


Fundação Mata do Bussaco
Fundação Mata do Bussaco


Guarda Nacional Republicana
Guarda Nacional Republicana (GNR)



Fundo Florestal Permanente
Guarda Nacional Republicana