Cultura

Com cerca de 21700 habitantes residentes, o concelho da Mealhada possui algumas boas estruturas culturais, das quais se destacam um excelente Cineteatro, um museu de História Militar, um antigo Casino, vilas e construções do início do século dignas de registo e um património classificado coincidente com o antigo Convento de Santa Cruz do Buçaco.

Alguma arqueologia industrial, restos do que foi um importante entroncamento ferroviário quando os expressos marcaram o tempo romântico das primeiras velocidades, referências históricas a um velho e importante Mosteiro como foi o da Vacariça e mostras etnográficas espalhadas um pouco pelas freguesias fazem parte duma herança cultural nem sempre muito visível mas profundamente enraizada na tradição popular.

O associativismo é uma palavra com sentido no concelho e muitas são as coletividades que dão corpo e movimento a uma área que mexe permanentemente.

Duas associações filarmónicas e oito agrupamentos folclóricos são reflexo desta vitalidade. Concertos, festivais, núcleos museológicos, escolas de música, são facetas desta tradicional participação do tecido humano municipal na vida coletiva e manifestando a expressão e a alegria dum povo que bebeu a sua cultura entre a urbe de Coimbra, a dois passos, as encostas do Buçaco, com a sua Romaria da Ascensão e a terra da Bairrada que se espraia pelas margens do rio Cértima até à Pateira de Fermentelos.

Uma associação de Carnaval com diversos grupos participantes, um grupo coral, um grupo de teatro amador, um grupo ambiental, são, entre outras, algumas referências no município atual, onde se podem visitar frequentemente, quer na sede do concelho, quer em algumas freguesias como o Luso ou Pampilhosa, exposições sobre os mais variados temas.

Contactos

Telf: 213 200 980
E-mail: cultura@cm-mealhada.pt



Notícias Relacionadas