Mata Nacional do Bussaco

Mata Nacional do Buçaco

A Mata Nacional do Bussaco ocupa 105 hectares e possui uma das melhores coleções dendrológicas da Europa, com cerca de 250 espécies de árvores e arbustos com exemplares notáveis. É uma das matas nacionais mais ricas em património natural, arquitetónico e cultural, podendo ser dividida em três unidades de paisagem: Arboreto, Jardins e Vale dos Fetos e Floresta Relíquia.

O seu conjunto monumental é classificado como Imóvel de Interesse Público e engloba o Palace Hotel do Bussaco, o Convento de Santa Cruz, as ermidas de habitação, as capelas de devoção e os Passos que compõem a Via Sacra, a Cerca com as Portas, o Museu Militar e o monumento comemorativo da Batalha do Bussaco, os cruzeiros, as fontes (destaque para a Fonte Fria) e as cisternas, os miradouros (o da Cruz Alta oferece vista privilegiada sobre toda a região) ou as casas florestais.

A Mata Nacional do Bussaco providencia alimento, abrigo e refúgio para mais de centena e meia de espécies de vertebrados, algumas de grande valor conservacionista. A biodiversidade encontrada na mata mostra a singularidade e o valor patrimonial deste espaço mágico do concelho da Mealhada.

Contactos

Fundação Mata do Bussaco
Mata Nacional do Bussaco
3050-261 Luso

Telf: 231 937 000
Email: gabpresidencia@fmb.pt
Internet: www.fmb.pt



Notícias Relacionadas



Declaração de Situação de Alerta
02 agosto, 2018

Declaração de Situação de Alerta

Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, que apontam para um significativo agravamento do risco de incêndio florestal, o Governo, ...

Benfica "instala-se" no Centro de Estágio de Luso
30 julho, 2018

Benfica "instala-se" no Centro de Estági

O Sport Lisboa e Benfica escolheu o Luso para os estágios da equipa feminina e dos juniores B. Até 10 de agosto, o Centro de Estágio de Luso ...