Carta Educativa

A Carta Educativa do Município da Mealhada foi elaborada para autarquia por uma equipa técnica, coordenada pelo Professor Doutor António Rochette, do Centro de Estudos Geográficos da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Trata-se de um documento que teve como filosofia subjacente a criação de um instrumento dinâmico, assente num conjunto de bases de dados representativas de cada nível de ensino existente no concelho, dos agrupamentos de escolas e ainda das atividades de tempos livres. Os dados podem ser atualizados a cada momento e a carta educativa pode mesmo ser relacionada com outras cartas temáticas.

Este importante documento aponta, em termos de grandes linhas orientadoras, a proximidade ao nível do ensino do pré-escolar, defendendo que as crianças até aos 5 anos devem frequentar jardim de infância próximos das suas residências e, no que respeita ao 1º ciclo do Ensino Básico, centra a sua aposta na qualidade, procurando que todas as crianças tenham iguais oportunidades no acesso a escolas com equipamentos como bibliotecas, cantinas ou pavilhões desportivos. Nesse sentido, avança assim com uma proposta para a criação de três grandes centros educativos - na Mealhada, na Pampilhosa e no Luso - e dois mais pequenos - em Casal Comba e Barcouço.

Um instrumento de extrema importância para o planeamento municipal, uma vez que não só faz o "retrato" do sistema educativo como, por outro lado, permite um trabalho prospetivo, visando antecipar a visão desse sistema na próxima década.

Ficheiro Tamanho Data Publicação
Carta Educativa - Revisão 2,62MB 28|set 2016
Carta Educativa 13,8MB 06|mai 2009



Para poder visualizar os ficheiros PDF necessita do Adobe Reader. Ficheiros PDF necessita do Adobe Reader


Notícias Relacionadas



Bosque Madiba será criado no Bussaco
19 junho, 2019

Bosque Madiba será criado no Bussaco

A Câmara da Mealhada aprovou, em reunião de Executivo Municipal, o protocolo de cooperação entre a Associação Patrulheiros e a Fundação Mata do Bussaco ...

Encontro com a Educação define "valores" como núcleo central do perfil do aluno
18 março, 2019

Encontro com a Educação define "valores"

Qual o caminho a seguir nas nossas escolas, quer na perspetiva dos alunos, quer na dos professores? A questão, que esteve em cima da mesa na 10.ª ...