Atividades de Enriquecimento Curricular

Actividades de Enriquecimento Curricular

As AEC oferecidas aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico, são articuladas com os agrupamentos de escolas tendo-se vindo a implementar o ensino de inglês, a atividade física/desportiva, a música e atividades lúdico expressivas.

No âmbito do Programa das Atividades de Enriquecimento Curricular, a Câmara Municipal de Mealhada é responsável, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Mealhada, pela implementação do Programa nas Escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Concelho.

Todos os anos letivos, é remetido à Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) um Protocolo de Colaboração entre a Câmara Municipal de Mealhada e o Agrupamento de Escolas de Mealhada, elaborado de acordo com o Despacho n.º 9265-B/2013, de 15 de julho. Com este Protocolo pretende-se assegurar as Atividades de Enriquecimento Curricular em todas as EB1 do Concelho, disponibilizando "atividades educativas e formativas que incidam na aprendizagem da língua inglesa ou de outras línguas estrangeiras e nos domínios desportivo, artístico, científico, técnico e das tecnologias da informação e comunicação, de ligação da escola com o meio e de educação para a cidadania" a todos os alunos inscritos.

O conjunto de Atividades de Enriquecimento Curricular dinamizadas é constituído pelo Inglês, Música e Atividade Física e Desportiva, apostando na diversidade e qualidade para o enriquecimento curricular efetivo dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

O Corpo Docente é constituído por profissionais com formação específica e adequada a cada uma das atividades dinamizadas.

O funcionamento das AECs contempla 60 minutos diários de atividade, sendo o horário das 16h30m às 17h 30m.

No que respeita às estratégias de ensino utilizadas, é comum a todas as Atividades de Enriquecimento Curricular a necessidade de desenvolver mecanismos lúdicos para a transmissão dos conhecimentos. Desta forma estamos garantidamente a desenvolver o ensino de algo que tem um destinatário específico, mas que fundamentalmente aprende com elevado contentamento.

Por último, há que enquadrar a avaliação e monitorização do projeto. Para esse efeito são realizados dois tipos de reuniões, entre os coordenadores das atividades e entre os grupos de docentes de cada AEC. Os coordenadores das atividades reúnem-se mensalmente com o objetivo de aferir tudo o que se relaciona com a execução geral do projeto e pontos de intervenção comuns. Por outro lado os grupos de docentes de cada AEC reúnem semanalmente para exaustivamente analisarem tudo o que se relaciona com o ensino da atividade.



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