Habitação Social

O parque de habitação social, da responsabilidade da Câmara Municipal desde 2004, inserido no Pelouro de Ação Social, tem nos últimos anos assentado essencialmente em 2 grandes linhas estratégicas de ação:

  1. Reabilitação e requalificação dos bairros municipais e espaços envolventes;
  2. Divulgação e informação aos munícipes do Programa PIRPEC de âmbito municipal de apoio à reabilitação e de Programas Nacionais de arrendamento e reabilitação, nomeadamente o Porta 65, RECRIA, RECRIPH, PIRPEC; REHABITA, SOLARH e PROHABITA.


A Câmara Municipal da Mealhada tem procurado intervir no âmbito da gestão e requalificação do parque de habitação social do concelho, tendo como objetivo principal resolver e/ou atenuar situações de carência habitacional e consequentemente dignificar as condições de vida das pessoas com menores recursos.

Bairro Social do Canedo
24 Habitações (1 devoluta)
N.º de Agregados: 23 (73 pessoas)

Bairro Social da Póvoa da Mealhada
14 Habitações da CMM (9 ocupadas, 5 devolutas)
N.º de Agregados: 9 (24 pessoas)

Projeto de Intervenção Comunitária - "Gente do Meu Bairro"
No âmbito das atividades do Setor de Ação Social da Câmara Municipal, e na sequência da reabilitação física do Bairro Social do Canedo, foi iniciado em Setembro de 2013 o Projeto de Intervenção Comunitária "Gente do Meu Bairro" que pretende dar continuidade ao processo de reabilitação social, desenvolvendo ações de intervenção comunitária dirigidas aos seus residentes, apelando a uma maior participação de todos na vida coletiva do Bairro.

Um dos objetivos é criar uma Comissão de Moradores capaz de promover o exercício da Cidadania, através da promoção de atitudes, hábitos e comportamentos que facilitem a boa convivência, as relações afetivas e cívicas e um maior envolvimento de todos na vida do Bairro.

Esta Comissão assumir-se-á como um mediador privilegiado entre os moradores e a Câmara Municipal para a resolução de problemas e necessidades diagnosticadas.

O projeto engloba a dinamização de sessões de sensibilização/informação, preparadas e dinamizadas pelos Técnicos do Setor de Ação Social, com a exploração de temáticas como Cidadania Responsável, Responsabilidade Familiar e Parental, Relações de Vizinhança, Resolução de Conflitos, entre outros temas considerados relevantes.

1.ª Sessão Temática
Participantes - 17
Temas abordados:
- Primeira abordagem à necessidade de criação da Comissão de Moradores
- A missão da Comissão de Moradores

Regulamento da Habitação Social
Simulador de Rendas Apoiadas (Lei 32/2016)



Notícias Relacionadas



Aventuras nas férias
29 maio, 2019

Aventuras nas férias

As"Aventuras nas férias", um programa de ocupação dos tempos lives dirigido a jovens dos 13 aos 17 anos, ativo durante o mês de julho, abre ...