Resíduos Sólidos Urbanos

Segundo a definição disposta no Artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro,
Resíduo é...
Qualquer substância ou objeto de que o detentor se desfaz ou tem a intenção ou a obrigação de se desfazer.

Durante o ano de 2008 foram produzidos, no concelho de Mealhada, cerca de 7073 toneladas de RSU indiferenciados, o que corresponde a uma média de aproximadamente 322kg/habitante (isto é, cerca de 11kg/hab.dia).
No que diz respeito à recolha seletiva, foram separados pelos munícipes cerca de 874 toneladas de resíduos, dos quais 537 toneladas de vidro, 236 toneladas de papel/cartão e 101 toneladas de embalagens. Estes valores traduzem-se numa capitação anual de, aproximadamente, 40kg/habitante.

A gestão dos resíduos deve assentar numa hierarquização adequada onde, preferencialmente, se deve optar pela prevenção e os resíduos cuja produção não pode ser evitada devem ser, preferencialmente, reutilizados, reciclados ou valorizados sempre que possível, sendo a sua eliminação em aterro reduzida ao mínimo indispensável. Esta hierarquia pode ser definida por uma política, geralmente designada por Política dos 4Rs.

Reduzir - Evitar a produção de resíduos.
Reutilizar - Utilizar um produto mais do que uma vez para o fim para o qual foi produzido ou para outro fim.
Reciclar - Recuperar os componentes dos resíduos para produzir novos produtos.
Recuperar - Recuperar e transformar em energia os resíduos que não podem ser valorizados pela reciclagem ou outras formas.

A Câmara Municipal de Mealhada, através do Setor de Higiene, é a entidade responsável pela recolha de RSU indiferenciados no concelho.
A recolha seletiva de RSU, bem como o respetivo tratamento e valorização estão a cargo da empresa multimunicipal ERSUC - Resíduos Sólidos do Centro, S.A., que abrange, para além do Município de Mealhada, mais 35 municípios das zonas do Litoral e Centro do país.

Ficheiro Tamanho Data Publicação
Ficheiro PDF Produção de RSU - Histórico 1997 até 2018 130KB 13|mai 2019

Plano Municipal de Resíduos Sólidos Urbanos



Para poder visualizar os ficheiros PDF necessita do Adobe Reader. Ficheiros PDF necessita do Adobe Reader


Notícias Relacionadas



Ofertas de emprego - Engenharia Civil
18 junho, 2020

Ofertas de emprego - Engenharia Civil

Torna-se público de que a Câmara Municipal de Mealhada irá proceder à abertura de três procedimentos de consulta prévia para contratação de técnicos, ...