Resíduos Sólidos Urbanos

Segundo a definição disposta no Artigo 3.º do Decreto-Lei n.º 178/2006, de 5 de Setembro,
Resíduo é...
Qualquer substância ou objeto de que o detentor se desfaz ou tem a intenção ou a obrigação de se desfazer.

Durante o ano de 2008 foram produzidos, no concelho de Mealhada, cerca de 7073 toneladas de RSU indiferenciados, o que corresponde a uma média de aproximadamente 322kg/habitante (isto é, cerca de 11kg/hab.dia).
No que diz respeito à recolha seletiva, foram separados pelos munícipes cerca de 874 toneladas de resíduos, dos quais 537 toneladas de vidro, 236 toneladas de papel/cartão e 101 toneladas de embalagens. Estes valores traduzem-se numa capitação anual de, aproximadamente, 40kg/habitante.

A gestão dos resíduos deve assentar numa hierarquização adequada onde, preferencialmente, se deve optar pela prevenção e os resíduos cuja produção não pode ser evitada devem ser, preferencialmente, reutilizados, reciclados ou valorizados sempre que possível, sendo a sua eliminação em aterro reduzida ao mínimo indispensável. Esta hierarquia pode ser definida por uma política, geralmente designada por Política dos 4Rs.

Reduzir - Evitar a produção de resíduos.
Reutilizar - Utilizar um produto mais do que uma vez para o fim para o qual foi produzido ou para outro fim.
Reciclar - Recuperar os componentes dos resíduos para produzir novos produtos.
Recuperar - Recuperar e transformar em energia os resíduos que não podem ser valorizados pela reciclagem ou outras formas.

A Câmara Municipal de Mealhada, através do Setor de Higiene, é a entidade responsável pela recolha de RSU indiferenciados no concelho.
A recolha seletiva de RSU, bem como o respetivo tratamento e valorização estão a cargo da empresa multimunicipal ERSUC - Resíduos Sólidos do Centro, S.A., que abrange, para além do Município de Mealhada, mais 35 municípios das zonas do Litoral e Centro do país.

Ficheiro Tamanho Data Publicação
Ficheiro PDF Produção de RSU - Histórico 1997 até 2018 130KB 13|mai 2019

Plano Municipal de Resíduos Sólidos Urbanos



Para poder visualizar os ficheiros PDF necessita do Adobe Reader. Ficheiros PDF necessita do Adobe Reader


Notícias Relacionadas



Mealhada quer melhorar gestão de resíduos
02 abril, 2019

Mealhada quer melhorar gestão de resíduos

A Câmara Municipal da Mealhada quer melhorar a gestão de resíduos e, para tal, vai desenvolver um programa de sensibilização para as boas práticas ...