Museu Militar

O Museu Militar do Bussaco foi criado em 1910 e inaugurado no dia 27 de Setembro desse mesmo ano, pelo Rei D. Manuel II, no âmbito das Comemorações do Primeiro Centenário da Batalha do Bussaco.

O Museu, situado quase no coração da Mata do Bussaco e bem próximo monumento aos combatentes da Guerra Peninsular, tem expostas valiosas coleções que remetem para esta batalha napoleónica, como peças e utensílios de Índole militar do início do Séc. XIX, pequenas figuras uniformizadas, guiões e medalhas, cartas militares e topográficas do terreno.

No seu espólio tem também três pequenas áreas dedicadas a cada um dos exércitos que participaram no conflito - portugueses, ingleses e franceses - , com a mostra de uniformes e de gravuras de momentos da Batalha do Bussaco. Em destaque está uma peça de artilharia que foi usada nesta batalha acompanhada da respetiva guarnição de fogo.

O Museu procura dar uma perspetiva do que foram as Invasões Francesas e do papel fundamental que a Batalha do Bussaco teve no bloqueio das forças napoleónicas.

A Batalha do Bussaco

A Batalha do Bussaco, travada em 27 de Setembro de 1810, opôs as tropas napoleónicas, sob o comando do Marechal Massena, às anglo-lusas, comandadas pelo Duque de Wellington. Napoleão prosseguia com a Terceira Invasão Francesa, com os franceses a percorrerem a margem direita do Mondego em direção a Coimbra e Lisboa, depois da tomada de Ciudad Rodrigo, Almeida e Viseu.

Wellington, com o seu exército estendido pelos cumes da Serra do Bussaco, entre a Senhora do Monte Alto (Penacova) e o Ninho da águia (Aljeriz), decide aproveitar a posição vantajosa que detinha nas alturas escarpadas da serra para fazer frente ao inimigo e infligir uma das primeiras derrotas ao Império de Napoleão. Na noite de 27 de Setembro, as tropas francesas forçaram a passagem pelo Bussaco, no trajeto Viseu - Coimbra, mas foram travadas pelo exército anglo-luso.


HORáRIO DE ABERTURA

Manhã - 10H00 - 12H30
Tarde - 14H00 - 17H00


ENCERRA

Segunda-Feira
Dia de Natal
Dia de Ano Novo
Domingo de Páscoa
Dia 01 de Maio


Informações: Museu Militar do Bussaco
Telf.: 231 939310



Notícias Relacionadas