Projeto "Ser + Famí­lia"

Ser + FamíliaO Programa SER + Família surge da necessidade de uma intervenção especificamente direcionada para a Família, em situação de risco e/ou vulnerabilidade social e económica. O Programa assume objetivos bem definidos, norteadores de uma ação que se pretende sistemática, contínua e sustentada. A articulação com o conjunto de recursos locais existentes, não só do ponto de vista de materiais, equipamentos e instalações, mas também ao nível da diversidade de técnicos de formação específica para a abordagem de temáticas inerentes à Família e à Parentalidade, permite-nos garantir de alguma forma a sustentabilidade do Programa, bem como assegurar resultados efetivos a curto, médio e longo prazo.

Objetivos:
Promover a intervenção direcionada para a Família, em contexto individual ou de grupo, garantindo um espaço seguro e de confiança para a reflexão e a intervenção sobre práticas parentais e outras questões da esfera familiar.
Desenvolver competências pessoais e sociais no exercício da Parentalidade, enquanto processo dinâmico em permanente atualização, reconhecendo e valorizando o papel fundamental dos pais na educação e no desenvolvimento dos filhos, a especificidade de cada família, bem como a diversidade de contextos socioculturais, permitindo assim identificar fatores de risco e de fatores de proteção.
Promover redes formais e informais de apoio à Família, de forma a garantir o acesso a respostas concertadas e adequadas às suas características e necessidades específicas.

Atividades:
APOIO FAMILIAR E ACONSELHAMENTO PARENTAL

Sessões de informação e formação parental, dirigidas a grupos de pais, com a eventual colaboração de técnicos externos ao serviço, com formação adequada a algumas temáticas a abordar.
INTERVENççO FAMILIAR
Sessões de Intervenção Familiar dirigidas a pais e/ou familiares de crianças e jovens em Consulta de Psicologia, ou noutras situações sinalizadas pelo Gabinete do Setor de Ação Social.
APOIO PSICOLÓGICO
Consulta de Psicologia para adultos, familiares ou não de crianças e jovens acompanhados no Gabinete de Apoio ao Jovem, com situação socioeconómica desfavorecida.
APOIO PSICOSSOCIAL
Articulação institucional e encaminhamento social de famílias para respostas sociais adequadas e integradas.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL
Ações de Formação para Profissionais e Técnicos com intervenção no domínio da Ação Social, especificamente no que concerne ao trabalho com famílias.
INTERVENççO COMUNITáRIA
Ações de Sensibilização e Prevenção dirigidas à Comunidade em Geral ou a grupos específicos, nomeadamente residentes dos Bairros Sociais do Concelho.



Notícias Relacionadas



Cabine de Leitura ao dispor da comunidade
19 setembro, 2019

Cabine de Leitura ao dispor da comunidade

A nova Cabine de Leitura do Jardim Municipal da Mealhada já está ao dispor da comunidade. Os livros passam a estar acessíveis a todos, sem restrições ...