Luso

Freguesia de Luso

O Luso é uma vila termal que, situada no sopé da serra do Bussaco, tira partido da excelência das águas oriundas do lençol do Bussaco. As termas, que além da utilização tradicional, dispõem  também de um spa, são conhecidas desde tempos ancestrais pelo tratamento de problemas renais e males da pele. A fonte de São João, localizada na zona nobre da vila, é um ponto de paragem obrigatório, seja para beber água, seja para apreciar os azulejos que a rodeiam e contam a história dos “burriqueiros”, habitantes da terra que, no início do século XX, usavam os burros quer para transportar visitantes à mata, quer para transportar água a outras localidades.

A Mata Nacional do Bussaco integra-se na vila e o Luso tira partido da mesma, nomeadamente do turismo religioso e de natureza. A existência de infraestruturas desportivas – o Centro de Estágios, as Piscinas e o Pavilhão, impulsionaram também o turismo desportivo e, hoje em dia, no Luso cruzam-se línguas e visitantes de diferentes latitudes. O turismo é, de resto, uma parte importante na economia local, dinamizada por diversas unidades hoteleiras, restaurantes e comércio tradicional. 

Localizada no extremo Este do concelho, a freguesia do Luso é composta por dez lugares, Barrô, Buçaco, Carvalheiras, Lameira de Santa Eufémia, Lameira de São Pedro, Louredo, Luso, Monte Novo, Salgueiral e Várzeas. Tem 18,87 km² de área e 2 593 habitantes (2011) e foi criada em 1837 por desmembramento da freguesia de Vacariça. 

Contactos

Rua Emídio Navarro
3050-224 Luso
Telf.: 231 930 716
Internet: www.jfluso.pt
E-mail: geral@jfluso.pt 

Junta de Freguesia de Luso
Junta de Freguesia de Luso
Junta de Freguesia de Luso
Junta de Freguesia de Luso
Junta de Freguesia de Luso