Vacariça

Freguesia da VacariçaA Vacariça é sede de Freguesia com área de 177 hectares, a que pertencem atualmente 9 Povoações: Carreira, Lameira de S. Geraldo, Lograssol, Pego, Quinta do Vale, Vacariça, Quinta do Valongo, Santa Cristina e Travasso.
Dados históricos indicam que já em 450 D.C, a Vacariça era habitada pelos eremitas de Santo Agostinho, não se encontrando no entanto vestígios do Mosteiro da Vacariça, designado por mosteiro de S. Vicente, edificado em 541, e que foi um dos mais ricos da Lusitânia.


Caracteriza-se por ser uma freguesia na sua maioria de cariz agrícola, destacando-se a vitivinicultura, a produção de milho e outros produtos hortícolas, a produção de azeite e a silvicultura.
Na vitivinicultura tem destaque a Quinta do Valdoeiro, situada na Quinta do Valongo, propriedade das Caves Messias na Mealhada.


No sector industrial destacamos a Sociedade da água de Luso, localizada na Quinta do Cruzeiro- Vacariça, onde se procede ao engarrafamento da água de Luso e água do Cruzeiro.
No Travasso está localizada uma outra unidade industrial de grande importância- que é CINCA- produção cerâmica.
De referir que nos segundos domingos de cada mês, realiza-se no recinto da Feira do Travasso, uma Feira mensal, onde se podem encontrar produtos variados e tanmbém a azáfama própria das feiras.


Como zonas de lazer, destacamos o Parque dos Moinhos do Lograssol, situado na localidade com o mesmo nome e o Parque de Merendas de Santa Cristina, local onde para além da Fonte, foi construído, alguns kms. acima o Açude de Santa Cristina, para apoio ao Regadio e ao combate dos incêndios florestais.

Contactos

Largo Padre Dr. António Antunes Breda
3050-511 Vacariça
Telf.: 231 930 825
Site: www.freguesiadevacarica.eu
E-mail: jfvacarica@sapo.pt

Junta de Freguesia de Vacariça
Junta de Freguesia de Vacariça
Junta de Freguesia de Vacariça
Junta de Freguesia de Vacariça
Junta de Freguesia de Vacariça


Notícias Relacionadas



Idosos vão "Reviver o Entrudo" numa tarde de folia
25 fevereiro, 2019

Idosos vão "Reviver o Entrudo" numa tard

Cerca de 250 idosos vão "Reviver o Entrudo" numa tarde de folia, dia 27 de fevereiro, no Pavilhão Multiusos da Associação Desportiva Cultural ...