Música

O ensino musical, tal como o ensino de outras formas de arte, é indispensável no desenvolvimento pessoal, social e cultural dos alunos. Estas formas de saber articulam a imaginação, razão e emoção, trazendo novas perspetivas em relação a vivências no seu quotidiano.

Na sequência das competências essenciais para o ensino artístico, enunciadas no Currículo Nacional do Ensino Básico, a prática do canto constitui a base da Expressão e Educação Musical no 1º Ciclo. É uma actividade de síntese na qual se vivem momentos de profunda riqueza e bem-estar, sendo a voz o primeiro "instrumento" que as crianças vão explorando, conhecendo e dominando. Na expressão corporal, de uma forma espontânea ou nos jogos de roda e nas danças, formas mais organizadas do movimento e as crianças desenvolvem potencialidades musicais múltiplas.

Os instrumentos de altura definida ou indefinida, realizados ou não pelos alunos, são tratados como o prolongamento natural do corpo, sendo um complemento necessário para o enriquecimento dos meios de que a criança se pode servir nas suas experiências, permitindo ainda conhecer os segredos da produção sonora.

A experimentação e domínio progressivo das possibilidades do corpo e da voz são realizados através de atividades lúdicas, proporcionando o enriquecimento das vivências sonoro-musicais das crianças. A participação em projetos pessoais ou de grupo permite à criança desenvolver, de forma pessoal, as suas capacidades expressivas e criativas, fomentar a interdisciplinaridade e fortalecimento de relacionamento pessoal dentro e fora do ambiente escolar.

A audição ao vivo ou gravada de diversos tipos de música, o contacto com atividades musicais existentes na região e a constituição de um repertório de canções do património regional e nacional, são referências culturais a que o grupo se propõe. É de primordial importância neste domínio, o conhecimento de figuras cimeiras da música, assim como as suas obras, pois o espaço de aula é um local privilegiado para potenciação desse trabalho.

Os objetivos, os conteúdos e as atividades foram elaborados de acordo com as Orientações Programáticas do Ensino da Música no 1º Ciclo do Ensino Básico, da Associação Portuguesa de Educação Musical.



Notícias Relacionadas



Festival Catrapim foi "êxito esmagador"
04 julho, 2019

Festival Catrapim foi "êxito esmagador"

A 3ª edição do Catrapim foi um êxito esmagador e sem precedentes, com milhares de pessoas, provenientes de todo o país, a entrarem na Mata Nacional do ...

FESTAME apresenta-se com "nova cara"
31 maio, 2019

FESTAME apresenta-se com "nova cara"

A cerca de 7 dias do início da FESTAME – Feira do Município da Mealhada, já começaram as montagens relacionadas com o certame, no Complexo ...