Atividades de Animação e Apoio à Famí­lia

A Lei-Quadro (Lei n.º 5/97 de 10 de Fevereiro) consigna os objetivos da educação pré-escolar e prevê que, para além dos períodos específicos para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, curriculares ou letivas, existam atividades de animação e apoio às famílias, de acordo com as necessidades destas (art.12.º).

As atividades de apoio à família integram todos os períodos que estejam para além das 25 horas letivas e que, de acordo com a lei, sejam definidos com os pais no início do ano letivo.

Teremos assim, sempre que tal se justifique, as entradas, os almoços, os tempos após as atividades pedagógicas e os períodos de interrupções curriculares, sempre que os pais necessitarem que os seus filhos permaneçam no estabelecimento e sempre que estejam reunidas as condições para a realização destas atividades.

Em sequência, o Decreto-Lei n.º 147/97, de 11 de Julho, regulamenta a flexibilidade do horário dos estabelecimentos de educação pré-escolar, de modo a colmatar as dificuldades das famílias.

As atividades e o funcionamento da CAF devem estar sobre orientação da coordenadora de estabelecimento, conforme despacho nº 14 460/2008, de 26 de Maio.

- Âmbito da Componente de Apoio à Família:

A AAAF engloba:

- Acolhimento;
- Almoços;
- Prolongamento de horário;
- Período de interrupções letivas.

Visitar Regulamentos Normas AAAF Pré-Escolar 2016-2017



Notícias Relacionadas



Festival Catrapim foi "êxito esmagador"
04 julho, 2019

Festival Catrapim foi "êxito esmagador"

A 3ª edição do Catrapim foi um êxito esmagador e sem precedentes, com milhares de pessoas, provenientes de todo o país, a entrarem na Mata Nacional do ...