Medidas poupar Água

A água é um recurso limitado e essencial à vida!
Estas sugestões pretendem sensibilizar a população do concelho de Mealhada para alterar os seus hábitos relativamente à utilização de água nas suas habitações, de modo a evitar desperdícios.


  1. Opte por um duche em vez de um banho de imersão.
    Num banho de imersão pode gastar cerca de 260 litros de água. Num duche de 5 minutos gasta 25 litros, podendo-se assim poupar cerca de 28.000 litros de água por ano. Se desligar a água enquanto se ensaboa, poupa mais 11.000 litros anualmente;

  2. Não deixe torneiras a pingar.
    Pode gastar até cerca de 46 litros por dia;

  3. Na sua higiene pessoal, tape o orifício de saída da bacia e encha-a apenas com água indispensável para as lavagens.
    Não deixar a água a correr enquanto se faz a barba ou se lava os dentes e tapar o ralo antes de abrir uma torneira, permite poupar cerca de 14.600 litros por ano.

  4. Diminua a quantidade de água descarregada pelo autoclismo, ajustando o autoclismo para o volume de descarga mínimo (se possuir regulador) ou colocando uma garrafa de plástico cheia de areia ou de água no seu interior. Cada vez que o usamos, gastamos 10 a 15 litros quando 6 litros de água seriam suficientes;

  5. Ao utilizar máquinas de lavar roupa e louça, efetue apenas lavagens com carga completa.
    Utilize, sempre que possível, programas curtos e conducentes a menor consumo de água. São consumidos 150 litros de água por lavagem.

  6. Na lavagem de pavimentos efetue a lavagem rapidamente, evitando desperdícios. Utilize mangueiras com dispositivos de controlo de caudal nesta extremidade, de modo a permitir o corte ou diminuição de caudal sem ter de efetuar deslocação à torneira de alimentação do sistema.

  7. Substitua a lavagem de viaturas com mangueira pela lavagem utilizando dispositivos portáteis de água sob pressão ou pela lavagem usando balde.
    Pode poupar 600 litros por cada lavagem.

  8. Regue os seus jardins somente quando necessário.
    Opte por regas mais intensas e menos frequentes de forma a humedecer todas as camadas do terreno. Programe a altura da rega para o início da manhã (antes das 8H00) ou ao fim da tarde (depois das 18H00) de modo a minimizar as perdas por evaporação.

  9. Evite utilizar água potável para regar jardins e lavar pavimentos.

  10. Faça uma leitura regular do contador para saber a quantidade de água que está a consumir. Assim pode controlar melhor o que está a gastar e detetar eventuais consumos anormais de água.


Notícias Relacionadas



FESTAME apresenta-se com "nova cara"
31 maio, 2019

FESTAME apresenta-se com "nova cara"

A cerca de 7 dias do início da FESTAME – Feira do Município da Mealhada, já começaram as montagens relacionadas com o certame, no Complexo ...