Ecocentro

A Câmara Municipal de Mealhada tem à disposição dos munícipes um Ecocentro, localizado no Estaleiro Municipal. Um Ecocentro é um parque amplo, vedado, constituído por um conjunto de contentores de grandes dimensões destinados à deposição seletiva de materiais valorizáveis, para posterior tratamento e reciclagem. Estes materiais, pelas suas características ou dimensões não podem ser recolhidos pelos meios normais de remoção de resíduos. No Ecocentro da Mealhada podem ser depositados os seguintes resíduos:

  • Monos;
  • Sucata;
  • Papel/cartão;
  • Plástico (Embalagens);
  • Resíduos de equipamento elétrico e eletrónico;
  • Material metálico;
  • VFV;
  • Óleos alimentares usados.

O Ecocentro pode ser utilizado, gratuitamente, pelos munícipes ou empresas do concelho de Mealhada, sendo aceites apenas resíduos que se enquadrem nos tipos admissíveis.

Os resíduos recebidos no Ecocentro da Mealhada são encaminhados para a Estação de Triagem, localizada no Aterro Sanitário de Coimbra, onde serão sujeitos, inicialmente, a um processo de triagem e posteriormente encaminhados para a respetiva valorização.

Recolha de "Monstros"

A recolha de "Monstros" engloba a recolha de Monos, a designação vulgar para objetos domésticos volumosos fora de uso (mobílias velhas, colchões, eletrodomésticos, etc.) e a recolha de Sucata (paga).
A remoção deste tipo de resíduos necessita de ser previamente requerida aos serviços da Câmara Municipal de Mealhada e só é efetuada após confirmação da realização da sua remoção.
O pedido pode ser efetuado pessoalmente, por telefone ou por escrito, devendo para tal ser indicado o local de carga.
A remoção efetua-se em data e hora a acordar entre os serviços da Câmara Municipal e o munícipe. É da competência dos munícipes interessados, colocar e acondicionar os objetos no local previamente indicado, que deve ser acessível à viatura municipal que procederá à sua remoção.

Produção de Monstros (Monos e Sucata Metálica) (2009): 72220kg
Produção de Monstros (Monos e Sucata Metálica) (2008): 46380kg

Contentor de monos, sucata e material eléctrico -– Ecocentro


Recolha de Papel/Cartão e de Plástico (Embalagens)

Se detiver uma quantidade de papel, cartão ou embalagens plásticas considerável ou cujas dimensões não lhe permitam depositar no Ecoponto, a Câmara Municipal de Mealhada disponibiliza o serviço de remoção dos respetivos resíduos (com marcação prévia) ou, em alternativa, poderá depositá-los no Ecocentro da Mealhada, onde a entrega é gratuita.

Produção de Papel/Cartão (2009): 36010kg
Produção de Papel/Cartão (2008): 48690kg
Produção de Plásticos (2009): Não contabilizada
Produção de Plásticos (2008): 420kg

Contentor de papel/cartão -– Ecocentro

Contentor de plástico -– Ecocentro


Recolha de Material elétrico (REEE)

Os Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) são todos os resíduos, incluindo todos os componentes, subconjuntos e consumíveis, que fazem parte integrante de equipamentos elétricos e eletrónicos, no momento em que estes são rejeitados. São todos aqueles que estão dependentes de correntes elétricas ou campos eletromagnéticos para funcionar corretamente, bem como os equipamentos para geração, transferência e medição dessas correntes e campos. Por exemplo, monitores, computadores, impressoras, aparelhagens, rádios, etc.
A Câmara Municipal de Mealhada aceita este tipo de equipamentos no Ecocentro e disponibiliza o serviço de remoção, juntamente com a remoção de "Monstros".
No entanto, é importante informar que no ato da compra de um equipamento elétrico ou eletrónico novo, e que desempenhe as mesmas funções que o REEE (resíduo) que detém, pode entregar este último no estabelecimento de compra do equipamento novo e de forma gratuita.

Produção de Material elétrico REEE (2009): Não contabilizada
Produção de Material elétrico REEE (2008): 6680kg


Recolha de Material metálico

A Câmara Municipal de Mealhada também procede à recolha gratuita de material metálico, nomeadamente resíduos de ferro, e posterior encaminhamento para destino final adequado, em parceria com a empresa Manuel Silva Pereira, Lda. Este tipo de resíduos podem ser igualmente depositados no Ecocentro Municipal, também de forma gratuita.

Produção de Material metálico (2009): 15720kg
Produção de Material metálico (2008): 5650kg

Contentor de material metálico -– Ecocentro


Recolha de Óleos Alimentares Usados

Os óleos alimentares usados (OAU), quando são lançados nas redes de drenagem de águas residuais, poluem os meios recetores hídricos, originando distúrbios ao nível das tubagens de saneamento e do eficaz funcionamento das Estações de Tratamento de águas Residuais.
Como tal, a Câmara Municipal de Mealhada desenvolveu um sistema de recolha seletiva de OAU e posterior encaminhamento para destino final adequado, em parceria com a empresa SPACE Eco-combustíveis.
Para grandes quantidades a Câmara Municipal de Mealhada fornece um recipiente para depósito do óleo usado. Estão também disponíveis "oleões" nas Escolas e nos Estaleiros Municipais, onde pode entregar os seus OAU.

Produção de Óleos Alimentares Usados OAU (2009): 2728kg
Produção de Óleos Alimentares Usados OAU (2008): 700kg



Notícias Relacionadas