Divisão Financeira
Missão
A Divisão Financeira tem como missão a gestão e otimização dos recursos financeiros e patrimoniais do Município de Mealhada. Está integrado nesta divisão o setor de gestão patrimonial, aprovisionamento e contratação pública, o setor de planeamento, controlo e gestão, a secção de contabilidade e a tesouraria.
Competências na área da Contabilidade
- Cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre a contabilidade das Autarquias Locais, procedendo a todas as tarefas definidas na lei ou em regulamento, promovendo a integração consistente da contabilidade orçamental, patrimonial e de custos;
- Gestão Orçamental (orçamento e atividades mais relevantes) – Elaboração, acompanhamento, modificações e relato;
- Gestão Orçamental (plano plurianual de investimentos) – Coadjuvar a elaboração, acompanhamento, modificações e relato;
- Registos e relato inerentes à Contabilidade Orçamental e Patrimonial;
- Elaborar as demonstrações financeiras do Município, de acordo com o sistema contabilístico vigente;
- Proceder à reconciliação de contas de terceiros (circularização de terceiros);
- Proceder mensalmente às reconciliações bancárias;
- Assegurar a contabilidade patrimonial e analítica e elaborar informação à administração municipal;
- Gestão financeira e de tesouraria;
- Garantir o cumprimento das obrigações fiscais do Município – Manutenção e produção dos elementos contabilísticos e fiscais;
- Assessoria económico-financeira.
Competências na área da Gestão Patrimonial, Aprovisionamento e Contratação Pública
- Cadastro, registo e gestão dinâmica do património móvel e imóvel municipal;
- Instituir um sistema de seguros do património municipal, assegurando a sua eficiente gestão e atualização, em colaboração com a DAJ;
- Implementar uma gestão integrada do economato e dos artigos armazenáveis;
- Gestão operacional do Armazém Municipal;
- Assegurar a gestão estratégica, operacional e transacional das aquisições de bens e serviços;
- Instruir, acompanhar e avaliar os procedimentos de pré-contratação de aquisição de bens e serviços, sob proposta e apreciação técnica das demais unidades orgânicas;
- Efetuar o controlo físico dos bens móveis e imóveis municipais, procedendo à sua etiquetagem e ao seu inventário, nos termos definidos na lei, garantindo a inventariação anual do imobilizado.
Competências na área do Planeamento, Controlo e Gestão
- Gestão, controlo e reporte do Sistema de Contabilidade Analítica;
- Avaliar o grau de eficiência e eficácia da cobrança das receitas municipais e a eficiência, eficácia e economia das despesas municipais;
- Identificar desvios orçamentais e propor ações corretivas;
- Elaborar e organizar os documentos de Prestação de Contas e respetivo Relatório de Gestão;
- Gestão e controlo de execução de programas, projetos e candidaturas de financiamento público, nacionais ou comunitárias;
- Propor medidas tendentes a melhorar a economia e eficiência dos serviços e a modernização do seu funcionamento.
Contactos
Divisão Financeira
Telf: 213 200 980
Fax: 231 203 618
E-mail: dfin@cm-mealhada.pt
E-mail: gabeconomia@cm-mealhada.pt
E-mail: centralcompras@cm-mealhada.pt
Secção contabilidade
Telf: 213 200 980
Fax: 231 203 618
E-mail: contabilidade@cm-mealhada.pt
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