Projeto CAAtivas

Dinamização do Projeto CAAtivas (Comunidade de Aprendizagens Ativas) junto das IPSS Concelhias.

Projeto de Intervenção Psicoterapêutica com pessoas idosas pretendendo contribuir para o bem-estar e envelhecimento bem-sucedido, potenciando a capacidade funcional e de saúde dos mais idosos.

O principal objetivo das sessões semanais são o de estimulação das capacidades cognitivas de modo a obter um nível de funcionamento o mais aproximado possível da autonomia, procurando-se atrasar o processo demencial.

Pretende-se avaliar e trabalhar as aptidões cognitivas através de um conjunto de exercícios e dinâmicas com o objetivo de apresentar melhorias ao nível das funções executivas, promovendo o envelhecimento ativo, criando a autonomia, aumentando a estimulação cognitiva, prevenindo o aparecimento de demências, fortalecendo o papel social e pessoal do idoso e desenvolvendo a plasticidade cerebral.

Atualmente estão envolvidas 7 IPSS (Centro Social Comendador Melo Pimenta; Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ventosa do Bairro; Casa do Povo da Vacariça; Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Antes; Jardim de Infância Dra. Odete Isabel; Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa; Centro Social da Freguesia de Casal Comba) num total de 100 participantes, numa periocidade semanal.

O programa encontra-se também orientado para crianças e jovens. Visa intervir em iniciativas de aprendizagens não formais destinadas a promover literacias diversas especialmente nos domínios social e emocional, privilegiando abordagens baseados em jogo.

O objetivo deste programa visa o treino de competências sociais e de gestão emocional de crianças e jovens.

Concomitantemente o programa comporta a valência de investigação e sistematização pela análise de jogos à luz de critérios de capacitação para a resolução de problemas.



Notícias Relacionadas



Bosque Madiba será criado no Bussaco
19 junho, 2019

Bosque Madiba será criado no Bussaco

A Câmara da Mealhada aprovou, em reunião de Executivo Municipal, o protocolo de cooperação entre a Associação Patrulheiros e a Fundação Mata do Bussaco ...