Divisão Administrativa e Jurídica
Missão
Zelar pela legalidade da atuação dos órgãos autárquicos, garantindo a consultadoria e acompanhamento jurídico dos assuntos, questões ou processos que sejam submetidos à sua apreciação, bem como assegurar suporte administrativo e a prestação de serviços de apoio que assegurem o regular funcionamento da organização, através da gestão eficiente dos meios humanos e demais recursos disponíveis.
Competências na área dos Recursos Humanos
- Elaborar a proposta anual do mapa de pessoal;
- Elaborar, analisar e reportar periodicamente informação às entidades competentes;
- Elaborar o balanço social;
- Proceder à estimativa anual das verbas a orçamentar para despesas de pessoal;
- Desenvolver os procedimentos relacionados com a admissão dos trabalhadores;
- Assegurar a organização e atualização dos processos individuais;
- Assegurar os serviços de processamento de vencimentos, abonos, comparticipações, descontos e outros atos relativos aos trabalhadores;
- Desenvolver os procedimentos relacionados com aposentação, assistência na doença e acidentes de trabalho;
- Coordenar o processo de avaliação dos trabalhadores e serviços municipais, nos termos da lei em vigor;
- Garantir o cumprimento das regras em vigor relativas à segurança, higiene e saúde no trabalho;
Competências na área do Apoio jurídico
- Assegurar o apoio jurídico aos serviços do município, nomeadamente através da emissão de pareceres jurídicos;
- Gerir processos relativos à declaração de utilidade pública para expropriação, intervindo nas fases subsequentes;
- Assegurar, em cooperação com os demais serviços, as respostas aos pedidos de informação das entidades inspetivas e outras entidades públicas;
- Assegurar a elaboração de contratos em que o município seja parte;
- Assegurar a preparação de atos notariais;
- Garantir o apoio aos assessores jurídicos do município no âmbito dos processos judiciais em curso quando essa competência não tenha sido atribuída a outro dirigente;
- Assegurar a elaboração de regulamentos municipais, com a colaboração de outros serviços quando a especificidade da matéria a regulamentar o justifique;
- Preparar procedimentos e elaborar propostas com vista à aquisição de serviços ou locação de bens, na área da sua competência, elaborando as condições técnicas dos cadernos de encargos que suportem os respetivos procedimentos pré-contratuais e fiscalizar a execução desses contratos;
- Efetuar os procedimentos necessários à aquisição, oneração e a alienação de bens imóveis, promovendo a sua avaliação;
- Instituir um sistema de seguros do património municipal, assegurando a sua eficiente gestão e atualização, em colaboração com a Divisão Financeira.
Competências na área Administrativa
- Assegurar o apoio administrativo às reuniões da Câmara e Assembleia Municipal, elaborando as respetivas atas e dando seguimento a todo o expediente;
- Assegurar o registo de toda a correspondência de que o município seja destinatário, encaminhando-a para os serviços respetivos;
- Garantir a realização dos procedimentos necessários à regularização da situação jurídica dos bens imóveis do município, assegurando a respetiva inscrição matricial e registo predial;
- Garantir a organização dos processos eleitorais;
- Assumir a gestão dos processos de licenciamento de publicidade, ocupação do espaço público, e garantir a cobrança das taxas respetivas;
- Garantir a cobrança coerciva das dívidas através de processo de execução fiscal.
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