Pacto de Autarcas

Pacto de Autarcas para o Clima e Energia (Covenant of Mayors) logoO Pacto de Autarcas para o Clima e Energia (Covenant of Mayors) reúne autoridades locais e regionais que se comprometem voluntariamente com a implementação dos objetivos da UE para o clima e energia no seu território.

Este movimento ascendente único, que começou em 2008 com o apoio da Comissão Europeia, conta agora com mais de 7755 signatários, segundo dados de agosto de 2018.

Em 2015, a iniciativa assumiu novos objetivos: o Pacto de Autarcas para o Clima e Energia reforça o compromisso inicial de redução de CO2 e inclui a adaptação às alterações climáticas. As autoridades locais signatárias partilham uma visão de tornar as cidades descarbonizadas e resistentes, onde os cidadãos têm acesso a energia segura, sustentável e acessível.

Comprometem-se com o desenvolvimento de Planos de Ação para o Clima e Energia Sustentável para 2030 e com a implementação de actividades locais de mitigação e adaptação às alterações climáticas.

As metas estabelecidas apontam para a redução de emissões de CO2 em pelo menos 40% até 2030 e a adopção de uma abordagem integrada para combater a mitigação e a adaptação às alterações climáticas.

O Município de Mealhada subscreveu o Pacto de Autarcas a 29 de junho de 2018, dando assim continuidade à estratégia do PAEE de Mealhada – Plano de Ação para a Eficiência Energética que define as medidas e os objectivos específicos de promoção de eficiência energética no horizonte 2020 (aprovado na Assembleia Municipal, a 21 de fevereiro de 2017).

 



Para poder visualizar os ficheiros PDF necessita do Adobe Reader. Ficheiros PDF necessita do Adobe Reader


Notícias Relacionadas