Energia e telecomunicações ? apoios e poupança

Apoio social para tarifas da energia

Se for elegível, pode solicitar a ativação do apoio social da energia - a tarifa social EDP e outras companhias. Verifique se na sua fatura da luz está incluído este apoio, pois a sua aplicação é automática. Caso contrário, contacte com a companhia elétrica.


Medidas para poupar energia

  1. O aquecimento significa 50% do total da fatura da eletricidade, pelo que, é aconselhado que mantenha uma temperatura nos 20ºC.
  2. Lave a roupa em ciclos curtos e sempre com a máquina de lavar cheia.
  3. Evite usar a máquina de secar roupa.
  4. verifique a potência contratada e as tarifas de energia que tem neste momento. Se tem uma tarifa bi-horária, saiba que à noite fica mais económico usar os eletrodomésticos.
  5. Não deixe os aparelhos em modo de "stand by". Sempre que não sejam necessários, retire da ficha elétrica a televisão, o telemóvel ou o computador
  6. Comunique as leituras de forma regular

 

Apoios sociais nos serviços de telecomunicações

Atualmente, as operadoras têm preços para clientes com um grau de incapacidade até 60%, nos pacotes TV Net e Voz, bastando apresentar o Atestado Médico de Incapacidade Multiusos.

As operadoras de telecomunicações não são obrigadas por lei a atribuir estes descontos, mas fazem-no no âmbito de projetos de Responsabilidade Social, para ajudar na inclusão de pessoas com incapacidade.

O Atestado Multiusos confere outros benefícios fiscais (como subsídios, apoios, financiamento de equipamentos ou isenção do Imposto Único de Circulação, entre outros).



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