Gabinete da Acção Social recebeu Plenário do CLAS focado nas medidas propostas pelo PES

04 abril, 2012

O Gabinete do Sector de Acção Social da autarquia recebeu, na passada sexta-feira, dia 30 de Março, o Plenário Extraordinário do CLAS – Conselho Local de Acção Social da Mealhada. Uma reunião com vista à divulgação e partilha de algumas das medidas propostas pelo PES, presidida pelo vereador da Acção Social da Câmara da Mealhada. Júlio Penetra fez votos para que a aplicação do PES seja “expedita, assente em soluções de implementação rápida e simplificada”. A sessão reuniu representantes de todas as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, entre outras entidades com representação no CLAS e contou, ainda, com a participação de dois responsáveis do Centro Distrital de Aveiro, Hélder Santos e Carla Peliz, da Unidade de Desenvolvimento Social e do Núcleo de Qualificação de Famílias e TerritÓrios, respectivamente.

A sessão permitiu, numa primeira fase, abordar a implementação do projecto Rede de Emergência Alimentar, uma proposta que passa pela criação de Cantinas Sociais, aproveitando as estruturas, meios e recursos já existentes no terreno, nomeadamente nas IPSS que já confeccionam refeições, permitindo o acesso às mesmas por pessoas em dificuldades econÓmicas e sem qualquer apoio no campo alimentar.

Num segundo ponto, foram focados vários aspectos do Protocolo de Cooperação 2011/2012, com oportunidade do esclarecimento de variadas questões colocadas pelas instituições presentes. Além disso, estiveram ainda em destaque temas como o incentivo à criação de Centros de Noite, o apoio às instituições que se encontram em dificuldades financeiras (resultantes de investimentos efectuados no âmbito dos programas PARES – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos e POPH – Programa Operacional Potencial Humano), através do acesso a financiamentos extraordinários para saldar dívidas de curto prazo. Por último, foi apresentado o Plano de Prevenção de Riscos para a População Idosa, com a preocupação de evitar situações de risco por abandono, solidão e isolamento de idosos.

A encerrar a sessão, o vereador da Acção Social lembrou que “o PES foi anunciado pelo Governo em meados do ano passado, justificado pela urgência na criação de novas respostas para os graves problemas sociais gerados por uma conjuntura de dificuldades econÓmicas excepcionais” e fez votos para que “a sua aplicação seja expedita, assente em soluções de implementação rápida e simplificada, de acordo com o conceito subjacente ao prÓprio programa e à emergência efectiva da situação social que vivemos”.

A reunião foi solicitada pelo director do Centro Distrital de Aveiro da Segurança Social (SS), por orientação do Secretário de Estado da SS, e da ordem de trabalhos constaram os seguintes temas: Rede de Emergência Alimentar; Protocolo de Cooperação 2011/2012; Plano de Acção 2012 (Análise das propostas do GO – Grupo Operativo); Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade entre Gerações 2012.

(2012-04-04) - Press Release