Mealhada vive a partir de hoje semana da saúde e da actividade física

17 abril, 2012

Mealhada vive a partir de hoje semana da saúde e da actividade física

Começou esta segunda-feira a Semana da Saúde e da Actividade Física no concelho da Mealhada. Uma acção organizada pela Câmara Municipal, a decorrer até ao próximo dia 22, integrando um conjunto de iniciativas que pretendem estimular a prática desportiva, bem como promover a saúde e a qualidade de vida dos munícipes. Aulas de ginástica, caminhadas, rastreios, conferências, degustação de pratos saudáveis e o Festival da Actividade Física são algumas das actividades propostas.

A acção arrancou hoje, pelas 10h, com uma recolha de sangue, promovida pelos Hospitais da Universidade de Coimbra, na Biblioteca Municipal da Mealhada e prosseguirá com uma caminhada, marcada para as 19h, na Vacariça.

Amanhã, dia 17, às 21h, o desafio é para uma caminhada nocturna pelo Parque da Cidade da Mealhada, sendo necessário que os participantes levem consigo uma lanterna. Já na quarta-feira, dia 18, o programa inicia com uma prova de orientação, entre as 8h30 e as 13h30, também no Parque da Cidade e avança com uma aula de ginástica para idosos, às 10h30, no Jardim Municipal da Mealhada. A terminar o dia, realiza-se uma aula de Kickboxing, pelas 19h, no Pavilhão Municipal do Luso.

Na quinta-feira, dia 19, a Escola Profissional Vasconcellos de Lebre (EPVL) acolhe uma conferência/workshop em torno da temática “Comer bem é mais barato” e uma conferência sob o mote “Importância da prática de actividade física”, às 11h e às 14h, respectivamente. No mesmo dia, entre as 11h e as 16h, o Jardim Municipal da Mealhada, recebe uma degustação de pratos saudáveis e a realização de rastreios à população (glicémia e tensão arterial). Antes do fim-de-semana, na sexta-feira, dia 20, às 20h, o Pavilhão Municipal de Barcouço recebe uma aula de aeróbica, a que se segue uma caminhada nocturna naquela freguesia, com início às 21h30.

O Festival da Actividade Física é um dos pontos altos da semana e está marcado para sábado, dia 21, às 21h, no Pavilhão Municipal da Pampilhosa. Um evento de entrada livre que consiste na demonstração de diversas actividades desportivas por instituições do concelho da Mealhada. A semana termina no domingo, dia 22, às 10h com um passeio de bicicleta, com partida no Jardim Municipal da Mealhada. A marcar o último dia estão, ainda, previstas uma aula de natação para bebés e idosos, às 10h, e uma aula de hidroginástica, às 11h30, ambas nas Piscinas Municipais da Mealhada.

A Semana da Saúde e da Actividade Física é uma iniciativa da Câmara Municipal da Mealhada, organizada pelos professores da Actividade Física e Desportiva das Actividades de Enriquecimento Curricular, que conta com o apoio das “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”, águas de Luso, Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Mealhada, EPVL, entre outras entidades.

(2012-04-16) - Press Release