Ir para o conteúdo principal

Mealhada instala sistema de teleassistência a idosos

02 maio, 2012

Mealhada instala sistema de teleassistência a idosos

Foi efectuada a instalação de equipamentos de telegestão domiciliária a idosos em risco no concelho da Mealhada nos passados dias 10, 17 e 23 de Abril. A iniciativa integra-se no projecto “Teleassistência a Idosos”, ainda em fase de testes, da Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego (CIM-BM) e, para já, são dez os utentes do município que vão usufruir em sua casa, de forma gratuita, do sistema que permite o contacto imediato com uma central de atendimento com operadores em permanência 24 horas por dia.

O município da Mealhada é um dos dez parceiros do projecto “Teleassistência a Idosos” da CIM-BM que está, ainda, numa fase experimental que terá uma duração de cerca de dois meses. Os idosos em risco foram sinalizados pelo Sector da Acção Social (SAS) da Câmara, em colaboração com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) concelhias que, de resto, farão a supervisão da funcionalidade e operacionalidade do serviço de assistência telefónica permanente.

Recentemente, técnicos do SAS e das IPSS acompanharam a instalação dos equipamentos pelas várias freguesias do concelho e, a partir de agora, uma dezena de idosos possuem no seu domicílio aparelhos que possibilitam estabelecer a conversação entre utente e operador de uma forma clara e precisa, sendo activado através de um botão de controlo remoto que pode ser usado como um relógio de pulso ou colar. Além disso, o sistema emite um identificador único para cada equipamento, capaz de identificar o utente mesmo em situações em que este esteja incapacitado de falar.

O projecto que o presidente da CIM-BM, Jorge Bento, classifica como uma “causa comum” no domínio da Acção Social estabelece que, após o período de testes, o serviço será adjudicado a uma das duas empresas que já estão no terreno, sendo atribuído àquela que demonstrar o melhor desempenho. Finalmente, o sistema será alargado a todos os idosos em risco nos dez municípios que integram a acção: Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho, Mortágua, Penacova e Soure.

(2012-05-02) - Press Release







Notícias Relacionadas



Mealhada recebeu Bandeira Verde com Palma
28 novembro, 2019

Mealhada recebeu Bandeira Verde com Palma

O Município da Mealhada recebeu, ontem, a Bandeira Verde com Palma, consagrando-se Amigo das Famílias pelo sétimo ano consecutivo, numa distinção feita ...

Autarquia e IPSS reúnem para pensar o futuro
18 novembro, 2019

Autarquia e IPSS reúnem para pensar o futuro

A Câmara Municipal da Mealhada promoveu um jantar de reunião com responsáveis das 15 instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho para ...