Gaiteiros portugueses e galegos mostram a sua arte no Parque da Cidade

11 maio, 2012

Gaiteiros portugueses e galegos mostram a sua arte no Parque da Cidade
O som da gaita-de-foles vai fazer-se ouvir no prÓximo dia 20 de Maio, a partir das 15h, no Parque da Cidade da Mealhada. Mais de uma dúzia de grupos de gaiteiros portugueses e galegos vão desfilar pela avenida principal do parque e mostrar que a tradição ainda é o que era. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal, conta ainda com uma homenagem a Joaquim Pereira “Carriço”, o famoso gaiteiro da Quinta de Valongo, que levou a música deste instrumento para lá das fronteiras de Portugal.

é conhecido por “Ti” Joaquim “Carriço”, nasceu há 82 anos na Quinta do Valongo, concelho da Mealhada, local onde ainda reside. Começou a tocar gaita-de-foles aos 20 anos e nunca mais parou. Hoje é considerado um dos melhores representantes da tradição em Portugal e garante que não há nada que não saiba tocar. E quem não acreditar, não precisa de pagar para ver, já que o “Ti” “Carriço” é um dos muitos gaiteiros que no dia 20 de Maio vai desfilar pelo parque mealhadense e mostrar a todos os que quiserem ver o que é possível fazer com uma gaita-de-foles.

Para além do grupo de gaiteiros “Os Carriços”, vão ainda desfilar mais doze, nove portugueses e três deles da vizinha Galiza. A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal da Mealhada, começa pelas 10h com a concentração dos gaiteiros na Quinta do Valongo, prossegue pelas 15h com o desfile no Parque da Cidade da Mealhada e termina com uma homenagem ao gaiteiro Joaquim Pereira “Carriço”, marcada para as 16h.

Grupos participantes: Grupo de Bombos Zabumbas – Appedrinha – Fundão Gaiteiros de Ponte Velha – Santo Tirso Tradicionals – Soure – Coimbra Amigos da Ramboia - Barcouço – Mealhada Boinas Pretas – Ribeira de Frades – Coimbra Netos da Ramboia – Pena – Cantanhede Popularis – Espairo – Anadia Ronca e Rasga – Pouca Pena – Soure Associação de Gaitas de Foles – Lisboa Gaiteiros “Os Carriços” – Quinta do Valongo – Mealhada Pablo Carpintero – Santiago de Compostela Raul Galego – Cambres – Coruña Emilio Lois – A Banã – Santiago de Compostela

(2012-05-11) - Press Release