Rampa de velocidade regressou à estrada ao fim de mais de 40 anos

08 maio, 2012

Rampa de velocidade regressou à estrada ao fim de mais de 40 anos
O regresso da emblemática Rampa HistÓrica Luso-Bussaco não podia ter corrido melhor. ApÓs quatro décadas de interregno, a mítica prova de velocidade voltou à estrada no domingo passado, dia 6 de Maio, contando com um número recorde de 50 participantes e com um público entusiasta que, segundo dados do clube organizador, o LusoClássicos, chegou a um total de cerca de 4000 pessoas. A Adega Cooperativa da Mealhada, com o seu Caterham de 1972, foi a grande vencedora da classe geral, ao conseguir um tempo de 1’31’’. Já Jorge Dinis, ao volante do seu Porsche 911 SC, de 1979, venceu na classe clássicos, com um tempo 1’45’’.

Mais de 40 anos depois da última edição da Rampa HistÓrica Luso-Bussaco, a mítica corrida regressou à estrada no passado domingo, pela mão do LusoClássicos (clube de automÓveis clássicos e antigos sedeado da Vila do Luso), contando entre os seus apoiantes com a marca municipal “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada – água | Pão | Vinho | Leitão”, Câmara Municipal da Mealhada, Fundação Mata do Buçaco, Sociedade de água do Luso, Junta de Freguesia do Luso e EP – Estradas de Portugal. E o regresso superou todas as expectativas: 50 participantes e cerca de 4000 pessoas a assistirem ao evento.

Foram, assim, milhares que se deslocaram ao Luso para apreciarem à mítica corrida, que juntou pilotos, entusiastas e principiantes ao volante dos seus bÓlides clássico, numa subida ímpar ao longo da EN 234, sentido Mealhada-Luso. Meio caminho andado para os objectivos estarem cumpridos e o LusoClássicos conseguir, assim, que a histÓrica prova de velocidade volte a “fazer reflexo no calendário nacional” e a “recolocar a Vila do Luso nos itinerários principais”.

A manhã foi destinada aos treinos. As provas oficiais, compostas por três mangas, arrancaram já ao início da tarde, com a partida junto aos “Armazéns Triunfo” e a chegada antes da cortada para o Museu Militar, no acesso à Mata Nacional do Bussaco. A Adega Cooperativa da Mealhada, com o seu Caterham de 1972, foi a grande vencedora da geral, conseguindo o tempo de 1’31’’, seguida dos pilotos da casa, Raul Aguiar e Pedro Pereira, ao volante do Mitsubishi EVO IV de 1996, com um tempo de 1’36’’. Em terceiro lugar ficou Jorge Dinis e o seu Porsche 996 Carrera C2, de 2002, com um tempo de 1’40’’, piloto este que venceu na classe clássicos, ao volante do seu Porsche 911 SC, de 1979, com o tempo de 1´45´´. Carlos Neves, num Datsun 1200 de 1973, com um tempo 1’47’’ conseguiu o segundo lugar, deixando o terceiro para Carlos Lobo, num AC cobra de 1973.

Um regresso em força de um evento que é mais do que uma manifestação desportiva de automobilismo. Um evento que é uma concentração turística que reúne no seu trajecto a adrenalina e a beleza das curvas da Serra do Bussaco e que, nas palavras do porta-voz do Clube LusoClássicos, Diogo Ribeiro, pretende “promover e divulgar a região e as suas envolventes, a Mata Nacional do Bussaco, o Luso e o prÓprio município”.

Mais informações sobre o evento estão disponíveis em:
www.lusoclassicos.com | info@lusoclassicos.com ou através dos telefones 966 386 390 (Diogo Ribeiro); 914 756 451 (Hugo Oliveira); 966 872 055 (Tony Luís)

(2012-05-08) - Press Release