Candidatos à nova fase das 4 Maravilhas vão receber formação

14 maio, 2012

Candidatos à nova fase das 4 Maravilhas vão receber formação
A autarquia e o júri das 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada reuniram ontem, na biblioteca municipal, com os agentes econÓmicos que apresentaram a sua candidatura a mais uma nova fase do projecto. Em ano de renovação de títulos, a reunião serviu para a apresentação da marca a todos os que se candidatam pela primeira vez, para preparar as prÓximas visitas do júri e para anunciar uma novidade desta edição: a realização de duas acções de formação, que visam ajudar os candidatos a maximizarem a qualidade da entidade que representam.

“Serviço de vinhos (e águas) ” e “Imagem e atendimento ao público” são os temas das formações propostas pelo júri do projecto “água|Pão|Vinho|Leitão - 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”. Sessões de três horas, destinadas aos agentes econÓmicos e a todos os seus funcionários ou colaboradores, que procuram dotar as entidades concorrentes do know-how necessário para maximizarem a qualidade do serviço que prestam ao público e, assim, conseguirem também estar melhor preparados para mais uma fase de avaliação do júri.

A primeira formação irá abordar diversos assuntos, tais como a “criação e organização da Carta de Vinhos”, “a organização de secção de águas”, a “selecção de copos”, a “escolha e armazenagem de vinhos”, o “serviço de vinhos” e o “serviço de águas”. Já a formação sobre o atendimento ao público, procurará incidir sobre outros tÓpicos, tais como “apresentação e protocolo”, “atendimento e interacção com o cliente” e “vendas (up-selling e cross-selling)”. As acções de formação vão acontecer no concelho da Mealhada, em data e local ainda a definir, que será posteriormente divulgado.

Projecto mantém aderentes e ganha novos candidatos
O período de candidaturas ao projecto gastronÓmico concelhio, que terminou no passado dia 30 de Abril, não podia ter corrido melhor. Para além dos aderentes se terem recandidato na sua maioria, o projecto ganhou ainda um número considerável de novas candidaturas. Nesse sentido, a reunião serviu também para os candidatos às 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada se conhecerem e conhecerem melhor o projecto e as fases de avaliação e selecção que se seguirão.

Como é já usual, a avaliação dos candidatos será efectuada durante os meses de Maio e Junho. O júri do concurso irá verificar quais é que cumprem os requisitos que a legislação e o mercado exigem, e irá decidir, mediante esses critérios, quais é que poderão usufruir desta marca de prestígio. Uma marca que é já reconhecida no plano gastronÓmico nacional e internacional e tem sido embaixadora do concelho e dos seus agentes econÓmicos, promovendo os produtos de referência gastronÓmica concelhios além-fronteiras.

Os resultados serão divulgados, como habitualmente, na Gala das 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada que, este ano, se realiza no mês de Julho no Cine-Teatro Municipal Messias.

A MARCA E A SUA IMAGEM GRáFICA
A marca “água|Pão|Vinho|Leitão – 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada” foi criada e registada pela Câmara Municipal da Mealhada em 2007 e os elementos gráficos que a distinguem são a bandeira e os selos de qualidade. Existem cinco selos de qualidade:
  • um diz respeito a todos os produtos e, portanto, sÓ pode ser utilizado quando o candidato consegue garantia de qualidade nos quatro produtos gastronÓmicos já referenciados
  • os outros quatro dizem respeito a cada um dos produtos, isto é, um para a água, outro para o pão, outro para o vinho e outro para o leitão. Estes podem ser utilizados individualmente quando, por exemplo, um restaurante apenas garante a qualidade do pão e do leitão, mas não comercializa a água de referência ou o vinho da marca.

O JúRI
O Júri é composto pelas seguintes entidades:

• Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (presidente do júri)
  • Centro de Formação Profissional para o Sector Alimentar
  • Associação de Municípios Portugueses do Vinho
  • Associação de Escanções de Portugal
  • Comissão Vitivinícola da Bairrada
  • HRCentro – Associação de Industriais de Hotelaria e Restauração do Centro.

(2012-05-10) - Press Release