Artesanato e gastronomia de regresso ao centro da Mealhada

04 junho, 2012

Artesanato e gastronomia de regresso ao centro da Mealhada
O centro da cidade da Mealhada voltou a encher-se de movimento anteontem à tarde, na abertura de mais uma Feira de Artesanato e Gastronomia. é a 14ª edição do certame mais tradicional do concelho, que regressa ao seu formato antigo, oferecendo nove dias de artesanato ao vivo, sabores da região, provas de vinhos e um variado cartaz de animação. Uma feira que este ano termina em grande, com a emissão do programa da TVI “Somos Portugal”, em directo do palco principal do certame.

O Jardim Municipal voltou a encher-se de movimento anteontem à tarde, com a abertura da XIV Feira de Artesanato e Gastronomia da Mealhada. O arranque aconteceu pelas 16h, com a habitual visita do Executivo Municipal aos cerca de 40 expositores da feira. As imagens foram de esculturas em barro e madeira, tapeçaria, cestaria, bordados, calçado, tecelagem e bonecas de trapos, entre outras. Os cheiros e os sabores foram a bolacha americana, pão com chouriço, algodão doce e a todas as iguarias típicas que as oito tasquinhas de gastronomia foram oferecendo à comitiva. O stand das 4 Maravilhas foi uma paragem obrigatÓria, para o brinde ao sucesso do certame.

A feira regressa este ano ao seu habitual formato de nove dias. Um retorno justificado pelo facto de não se ter conseguido poupar o pretendido com a redução do número de dias. “No ano passado falharam os objectivos. Pensámos em reduzir a feira para metade na tentativa de economizar cerca de 40 por cento do orçamento. O que verificámos foi que economizámos apenas 10 por cento”, explicou o presidente da Câmara, Carlos Cabral, na abertura do certame, considerando que “esses 10 por cento não justificam cortar dias de feira”. “Houve pessoas que estavam inteiramente de acordo que fossem quatro dias,(…) mas muitas outras dizem maravilhas porque voltou ao figurino inicial”, acrescentou, revelando que, na sua opinião, “este figurino é o melhor”.

As provas de vinhos no stand das 4 Maravilhas é uma das novidades desta edição. A ideia é apresentar os vinhos dos produtores do concelho a todos os apreciadores que visitem a feira. Para isso, o stand das 4 Maravilhas vai realizar provas de vinhos, todos os dias do certame, das 16h em diante, para todos os que comprarem um copo ou uma flûte da marca gastronÓmica. O copo ou a flûte têm um custo de três euros e possibilita a prova de dois vinhos, que podem ser escolhidos de uma lista de 25, elaborada em conjunto pelos produtores mealhadenses.

Outra novidade desta edição passa pela emissão do programa da TVI “Somos Portugal”, em directo do certame e com um alinhamento musical que promete trazer nomes sonantes da música popular ao centro do concelho. O programa, que vai ter o título “Maravilhas da Mealhada”, vai ser emitido na TVI das 14h às 20h. “Vão ser seis horas em directo aqui da feira, num programa da TVI, o que obviamente vai também atrair visitantes”, adiantou Carlos Cabral, concluindo: “Vai ser mais uma feira de sucesso”.

Programação:

Sábado, 02 de Junho
16h00 – Abertura oficial da XIV Feira de Artesanato e Gastronomia
16h30 – FilarmÓnica “Lyra Barcoucense”
19h30 – Os Carriços
21h30 – Noite de Fados com o Grande Fadista Rodrigo e Liliana Silva

Domingo, 03 de Junho
16h00 – Pequenos Artistas da Expressão Musical
17h30 – FilarmÓnica Pampilhosense
19h00 – Fanfarra NemFáNemFum
21h30 – UC Band

Segunda-feira, 04 de Junho
21h30 – Grupo Popular “Pilha Galinhas”

Terça-feira, 05 de Junho
21h30 – Cantares ao Desafio de Pedroso

Quarta-feira, 06 de Junho
21h00 – GRES Juventude Paquetá
21h30 – Grupo de Samba “Os SÓcios da Mangueira”
22h00 – GRES Real Imperatriz
22h30 – Jukebox Karaoke

Quinta-feira, 07 de Junho
16h00 – Pequenos Artistas da Expressão Musical
17h30 – Rancho Infantil e Juvenil de Ventosa do Bairro
18h45 – Rancho FolclÓrico e Etnográfico São João de Casal Comba
19h30 – Grupo FolclÓrico e Etnográfico da Vimieira
21h00 – GEDEPA - Rancho FolclÓrico e Grupo Etnográfico da Pampilhosa

Sexta-feira, 08 de Junho
19h30 – Os Carriços
21h30 – Andarilhos

Sábado, 09 de Junho
17h00 – Grupo Regional da Pampilhosa do Botão
19h30 – Amigos da RambÓia
21h30 – Sons do Minho

Domingo, 10 de Junho
09h30 – Prova de Atletismo “3 Milhas de Mealhada”
14h00 – 20h00 – Programa em directo na TVI “Somos Portugal: Maravilhas da Mealhada”, com apresentação de Fátima Lopes e Nuno EirÓ.

(2012-06-04) - Press Release