Milhares assistiram ao especial de 6 horas em directo da Mealhada

12 junho, 2012

Milhares assistiram ao especial de 6 horas em directo da Mealhada
A Mealhada esteve ontem, durante seis horas, em festa com a TVI. Um domingo em grande com muita música e animação a acrescentar a uma série de convidados e reportagens relacionadas com o município. Conduzido por Iva Domingues e pelos repÓrteres Marisa Cruz e Nuno EirÓ, o programa “Somos Portugal” esteve em directo da 14ª Feira de Artesanato e Gastronomia, no Jardim Municipal. Um verdadeiro “mar de gente” acorreu ao centro da cidade no último dia do certame mais tradicional do concelho para ver os artistas em palco e desfrutar da gastronomia e artesanato.

O Jardim Municipal recebeu ontem milhares de pessoas a assistir ao especial de domingo da TVI “Somos Portugal – Maravilhas da Mealhada”. Foram vários os artistas nacionais a passar pelo palco montado para o efeito e o trio de apresentadores Iva Domingues, Marisa Cruz e Nuno EirÓ espalharam simpatia entre a multidão. A festa dedicada à cultura portuguesa deu destaque aos artesãos, às especialidades gastronÓmicas da terra como os negalhos, a chanfana, o arroz-doce e as “4 Maravilhas da Mealhada”: a água, o pão, o vinho e o leitão.

As 16 reportagens em directo do certame deram relevo ao artesanato, aos vinhos no stand das “4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”, com direito a provas, e ainda ao fabrico de pão numa das “tasquinhas”, com Marisa Cruz a pôr as mãos na massa. Ao palco subiram o Presidente da Câmara, Carlos Cabral que falou sobre o município e a Feira, a vice-presidente, Filomena Pinheiro, a dar voz às 4 Maravilhas e ainda outros três convidados a representar o artesanato e a gastronomia do concelho: os bordados, com Conceição Lima; a doçaria, com Manuel Semedo e a chanfana e os negalhos, com a “Dona Fernanda”, como é conhecida.

A água, o pão, o vinho e o leitão, bem como o Bibliomealhada, a Mata Nacional do Buçaco, entre outros, foram também mote de algumas reportagens gravadas previamente a evidenciar projectos do concelho, tendo passado no decorrer da emissão de ontem do programa da TVI.

O “Somos Portugal” na Mealhada foi, assim, o culminar de um evento que durou nove dias. De 2 a 10 de Junho, a XIV Feira de Artesanato e Gastronomia ofereceu artesanato ao vivo, nos 50 expositores, para além dos muitos petiscos nas oito tasquinhas cada uma a representar as freguesias do concelho e da constante animação musical com grupos da região. No stand das 4 Maravilhas foram muitos os visitantes que pararam para provar os vinhos dos produtores locais.

(2012-06-11) - Press Release