Ir para o conteúdo principal

Mealhada é das cidades que mais apoio dá às famílias

04 outubro, 2012

Mealhada é das cidades que mais apoio dá às famílias

A Mealhada é uma das cidades do país que mais ajuda dá às famílias e, por isso mesmo, vai ser agora distinguida pelas suas boas práticas de política familiar. A Mealhada e mais 34 municípios vão receber o título de “Autarquia + Familiarmente Responsável 2012”, no próximo dia 24 de outubro, pelas 17h, no auditório da Associação Nacional de Municípios Portugueses, em Coimbra. Um título atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), que resulta da análise de um inquérito realizado a nível nacional, ao qual responderam 103 autarquias.

O OAFR vai distinguir 35 municípios portugueses com o título “Autarquia + Familiarmente Responsável 2012”. Um reconhecimento que resulta de um inquérito realizado a nível nacional a 103 autarquias – as que responderam dos 308 municípios portugueses – e onde foram analisadas as políticas de família dos municípios em dez áreas de atuação: apoio à maternidade e paternidade; apoio às famílias com necessidades especiais; serviços básicos; educação e formação; habitação e urbanismo; transportes; saúde; cultura, desporto, lazer e tempo livre; cooperação, relações institucionais e participação social; e outras iniciativas. O inquérito analisa ainda as boas práticas das autarquias para com os seus funcionários em matéria de conciliação entre trabalho e família.

«Hoje, mais do que nunca, as políticas de apoio à família, são essenciais. Na crise que atravessamos, nos dias difíceis que estamos a viver e que vão agravar-se, as redes familiares amortecem as consequências do desemprego, da perda de habitação, do empobrecimento. As políticas de apoio à família mais eficazes, são as de proximidade», afirma Margarida Neto, membro do OAFR, conforme se lê numa nota de imprensa dessa entidade. «Esse é o desafio que as autarquias têm cada vez mais pela frente. Conhecedoras e atentas aos problemas reais, têm por isso mesmo mais capacidade de intervenção. Este prémio faz realçar as melhores práticas. E nesse reconhecimento, a possibilidade de incentivar outras.» conclui a responsável.

Dos 103 municípios avaliados, 35 vão ser distinguidos pelas suas boas práticas de política familiar, entre esses o Município da Mealhada. As bandeiras verdes da iniciativa “Autarquia+ Familiarmente Responsável 2012” vão ser entregues numa cerimónia que terá lugar no próximo dia 24 de outubro, pelas 17h, na sede da Associação Nacional de Municípios Portugueses, em Coimbra.

(2012-10-04) - Press Release







Notícias Relacionadas