Mealhada recebeu rolha de espumante gigante do projeto Rota da Bairrada

10 outubro, 2012

Mealhada recebeu rolha de espumante gigante do projeto Rota da Bairrada
O concelho da Mealhada recebeu ontem à tarde o novo pÓrtico da Rota da Bairrada. A rolha de espumante gigante foi colocada junto à rotunda do Lidl, à semelhança do que tem acontecido nos concelhos que pertencem a esta associação. “A rolha de espumante é um dos símbolos que distingue a Bairrada enquanto região vitivinícola. E é com agrado que exteriorizamos a nossa adesão a esta iniciativa da Rota da Bairrada”, afirmou a vice-presidente da Câmara da Mealhada, Filomena Pinheiro.

Os pÓrticos, em forma de rolha de espumante, e os outdoors, com o slogan Unlimited Colours of Bairrada fazem parte do “Projeto de dinamização da Bairrada”, que está a ser promovido pela Associação Rota da Bairrada, e visam identificar as principais entradas do territÓrio da Bairrada e despertar a curiosidade de todos os que se deslocam ou visitam os oito concelhos da região, que são águeda, Anadia, Aveiro, Coimbra, Cantanhede, Oliveira do Bairro, Mealhada e Vagos. Um projeto que está a ser financiado pelo FEDER, no âmbito do Programa Operacional Regional do Centro 2007 – 2013.

“Este projeto da Rota da Bairrada é mais do que um projeto promocional de uma rota de vinhos, porque promove também o nosso concelho como destino turístico, dando a conhecer tudo o que ele tem de melhor, todas as nossas ofertas”, avançou a vice-presidente da autarquia. A escolha da rolha, como símbolo identificativo, “deve-se à evocação da epopeia Bairradina da criação do primeiro espumante em Portugal em finais do seculo XIX. Uma rolha cuja monumentalidade estética e plástica resgata o papel fulcral de todos os produtores-engarrafadores, caves e Municípios da Região na divulgação, promoção e valorização de um dos principais ex-libris vínicos de Portugal – o Espumante Bairrada”, avançou, por sua vez, a associação.

O pÓrtico da Rota da Bairrada nasceu de um desafio que a Associação Rota da Bairrada fez à empresa Ideias Intensas, no sentido de se criar um ícone para a região vitivinícola. Consciente de uma simbologia de leitura rápida, sÓbria, apelativa, com materiais nobres ausentes de corrosão e erosão, a Ideias Intensas criou uma rolha de dimensões consideráveis cujo suporte para a elevar foi inspirado na forma duplicada da garra utilizada, desde o século XIX até há bem pouco tempo, para estancar a rolha de cortiça no processo de dégorgement.

A preocupação estética conciliada com a ergonÓmica fundiu-se numa peça única sem pontos de ligação visíveis, desprovida de arestas, retro-iluminando a legenda do município e da região.

Mais informações em www.rotadabairrada.pt

*Com Associação Rota da Bairrada