"Escola de Fim de Semana" já começou com aulas, mas aceita novas inscrições

10 outubro, 2012

O conhecido projeto camarário “Escola de Fim de Semana” iniciou o seu ano letivo no passado dia 6 de outubro, contando já com a frequência de 12 crianças russas e ucranianas da Mealhada e dos concelhos vizinhos. A escola que ensina aos filhos dos imigrantes a língua, a história e cultura dos seus países de origem ainda tem, contudo, vagas para este ano letivo. As inscrições devem ser feitas na ex-escola primária de Sernadelo ou no Centro Local de Apoio à Integração de Imigrantes (CLAII), das 9h às 12h30 ou das 13h30 às 16h.

A “Escola de Fim de Semana” é um projeto desenvolvido pela Câmara Municipal da Mealhada, através do CLAII, que procura dar resposta à necessidade diagnosticada no âmbito do trabalho desenvolvido junto da comunidade imigrante residente no concelho e tem como objetivo principal proporcionar aos filhos destes imigrantes a aprendizagem da língua, história e cultura dos seus países de origem, uma vez que a maior parte destas crianças já nasceram em Portugal.

A “Escola de Fim de Semana” é, atualmente, frequentada por cerca de 12 crianças russas e ucranianas não só do concelho de Mealhada como de outros concelhos vizinhos e desenvolve as suas atividades ao fim de semana, das 10h30 às 13h30 na antiga escola de Sernadelo. O CLAII conta com a colaboração dos pais das crianças e de professores nacionais da Rússia e Ucrânia no desenvolvimento do projeto. “Estes imigrantes eram docentes nos seus países e estão a colaborar com o projeto”, explica o técnico superior da Câmara Municipal, responsável pelo CLAII, João António.

A escola continua recetiva a novas inscrições de crianças e adultos de qualquer nacionalidade. Os interessados devem dirigir-se à ex-escola primária de Sernadelo – Mealhada, aos sábados, entre as 10h30 e as 13h, ou ao Centro Local de Apoio à integração de Imigrantes, (Rua Dr. José Cerveira Lebre, nº31 – 340-3050 Mealhada), em horário de atendimento (9h às 12h30 e das 13h30 às 16h).

(2012-10-09) - Press Release