Ir para o conteúdo principal

Município da Mealhada arrecadou três Bandeiras Verdes

11 outubro, 2012

Município da Mealhada arrecadou três Bandeiras Verdes

O Dia das Bandeiras Verdes 2012 reuniu mais de quatro mil pessoas, oriundas de todo o país, ontem, no Pavilhão Multiusos de Gondomar. O Município da Mealhada, que se fez representar pela vice-presidente da autarquia e responsável pelo pelouro da Educação, Filomena Pinheiro, e pelo vereador do Ambiente, Júlio Penetra, arrecadou três Bandeiras Verdes, correspondentes às três candidaturas de escolas do concelho, concretamente da EB 2/3 da Mealhada, da Fundação Bissaya Barreto e do Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa. “Este é um projeto crucial. Se queremos um concelho sustentável, temos que começar pela sensibilização dos mais novos”, considerou Filomena Pinheiro.

Os galardões que reconhecem as boas práticas de sustentabilidade das escolas do país foram ontem entregues numa cerimónia que decorreu em Gondomar e foi presidida pelo Presidente da Câmara, Valentim Loureiro, e pelo Presidente da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), José Archer. Este ano foram 232 municípios que participaram no Programa Eco-Escolas (221 com escolas galardoadas) e, na cerimónia de ontem, foram então distribuídas 1229 bandeiras pelas escolas galardoadas. Três foram entregues à Mealhada, aos representantes da EB 2/3 da Mealhada, da Fundação Bissaya Barreto e do Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa.

A vice-presidente da Câmara da Mealhada considerou, mais uma vez, que a implementação do Programa Eco-Escolas nos estabelecimentos de ensino e o trabalho com a comunidade escolar são a chave para a mudança de hábitos que levam a melhores práticas ambientais e o caminho para um futuro mais sustentável. Filomena Pinheiro avançou ainda que autarquia está empenhada em motivar as escolas do concelho para uma maior participação no programa, com o objetivo de todos contribuírem para desenvolver um “eco município”.

O evento abriu, pela manhã, com uma Eco Mostra, constituída por exposições, ateliers, jogos e outras atividades no âmbito da educação ambiental. A tarde começou com a Gala Eco Escolas, durante a qual as Bandeiras Verdes foram entregues às crianças e jovens representantes de casa estabelecimento de ensino, e prosseguiu em ambiente de festa, com a atuação do grupo Clã e a presença do grupo de patinagem da Escola Musical e Dramática Valboense de Gondomar, entre várias outras atuações.

(2012-10-11) - Press Release







Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...