Mealhada distinguida pelas boas práticas de política familiar

30 outubro, 2012

Mealhada distinguida pelas boas práticas de política familiar

A Câmara da Mealhada recebeu ontem à tarde, no auditório da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), em Coimbra, a bandeira verde de “Autarquia + Familiarmente Responsável 2012”. A Mealhada foi uma das 35 autarquias do país distinguidas pelas suas boas práticas de política familiar. Um título atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), que resulta da análise de um inquérito realizado a nível nacional e que muito orgulha o Executivo Municipal. “Candidatámo-nos a primeira vez e fomos distinguidos. Para ano voltaremos ainda mais fortes”, garante o vereador da Ação Social, Júlio Penetra.

A Mealhada foi ontem distinguida como uma das cidades do país que mais ajuda dá às famílias. Este foi o primeiro ano que o município se candidatou a “Autarquia + Familiarmente Responsável”, um projeto da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), que já tem quatro anos, e que visa o estabelecimento de boas práticas e políticas autárquicas de família em todos os municípios portugueses. A classificação é feita pelo OAFR, após a análise de um inquérito realizado a nível nacional sobre as políticas de família dos municípios em várias áreas de atuação, ao qual responderam 103 autarquias, mais 29 do que o ano passado.

A Mealhada foi uma dessas estreias e conseguiu mesmo receber a distinção no primeiro ano de candidatura. “Entendemos ter chegado o momento de expormos o esforço desenvolvido em várias áreas da nossa vida municipal, convictos de termos reunido um conjunto de respostas que podem servir igualmente de estímulo a outras realidades semelhantes e daí a nossa participação nesta edição”, avançou o vereador Júlio Penetra, acrescentando que o município “tem vindo a construir um edifício social estruturado e amplo quanto possível”.

“Sempre acreditámos e defendemos a importância de uma família bem estruturada e estável e, por isso mesmo, temos vindo a introduzir nas políticas da autarquia, instrumentos e recursos em vários planos da vida social e económica que possam funcionar como estabilizadores da estrutura e reforço da coesão familiar”, adiantou o autarca, dando como exemplos de projetos que criam uma rede social forte de apoio às famílias locais o “Ser + Família”, a Loja Social, o Gabinete de Apoio ao Jovem e o Projeto de Apoio ao Idoso. “Para o ano voltaremos ainda mais fortes”, concluiu o vereador de Ação Social da Câmara da Mealhada.

O título de “Autarquia + Familiarmente Responsável 2012” foi ontem entregue numa cerimónia presidida por João Moura, presidente da Câmara de Cantanhede e representante da ANMP, que contou com a presença de Margarida Neto, da OAFR, Fernando Castro, presidente da APFN, e representantes das 35 autarquias distinguidas com o título. “Quero contrariar o apelo para os jovens emigrarem, porque no nosso país existem imensos locais para os jovens criarem os seus filhos, como se pode ver. Se emigrarem, emigrem cá dentro”, afirmou Fernando Castro, elogiando o trabalho das 35 autarquias distinguidas. “A família é o mais importante das nossas vidas. A família é o coração da sociedade, o rosto humano da sociedade, e deveria ser o investimento prioritário de todos os governantes”, afirmou, por sua vez, Margarida Neto, concluindo: “Com este título, sabemos que é bom viver nestes municípios, que as famílias são bem acolhidas e bem tratadas”.

(2012-10-25) - Press Release