Ir para o conteúdo principal

Mealhada empenhada no incentivo ao empreendedorismo

25 outubro, 2012

Mealhada empenhada no incentivo ao empreendedorismo

O auditório da Biblioteca Municipal da Mealhada acolheu, ontem, o "I Ciclo Local de Capacitação do Empreendedorismo e Desafio de Geração de Ideias", uma iniciativa inserida no projeto "Construir Futuros no Baixo Mondego", da Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego (CIM-BM). A sessão contou com cerca de uma dúzia de participantes, que aprenderam como explorar melhor as suas ideias de negócio e como afiná-las, para as poderem candidatar ao concurso municipal de empreendedorismo que está a ser promovido pela CIM-BM e que tem como prémio 40 horas gratuitas de consultoria para a realização de um plano de negÓcios.

A iniciativa começou com a apresentação da rede regional de apoio ao empreendedorismo, para que os potenciais empreendedores possam conhecer melhor as entidades que lhes prestarão apoio. Uma rede que tem por base o Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo da Câmara da Mealhada, um serviço recente da autarquia que pretende ajudar todos os que tenham uma ideia de negócio a estudar a sua concretização, auxiliando com aconselhamento e informação sobre o caminho que deverão percorrer. "Vamos ser um veículo de facilitação. Vamos apoiar-vos e facilitar-vos a criação do vosso negócio. Queremos ser vossos parceiros, mas claro que os grandes impulsionadores têm de ser vocês", resumiu a vice-presidente da Câmara Municipal, Filomena Pinheiro. O Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo vai funcionar às terças-feiras, com obrigatoriedade de marcação antecipada até às 17h de segunda-feira, nas instalações do Arquivo Municipal da Mealhada. A responsável pelo gabinete é a técnica superior Magda Costa, mas este funcionará também com a colaboração da entidade de apoio ao empreendedorismo da região, a ADELO, representada por Conceição Moura. Quem estiver interessado neste apoio, deverá então ligar para a Câmara Municipal (231 200 980) ou para Conceição Moura (961 663 388) e agendar uma reunião.

A sessão prosseguiu com a apresentação de alguns casos de sucesso de jovens empreendedores do concelho da Mealhada. A MateriaLab®, uma marca portuguesa criada em 2009 pela designer de joalharia e mealhadense Carla Matos foi o primeiro caso apresentado. Seguiu-se a HortAgro, do jovem agricultor AntÓnio Cardoso, que hoje trabalha com uma área total de 43 hectares e distribui para lojas como o Continente. E, por último, o caso de Ana Marino e Nelson Matos, jovens que são empreendedores mesmo dentro da empresa onde trabalham, a Fundação Mata do Bussaco, criando projetos de sucesso como os Chás da Mata ou o "Trilho Invasoras".

Foi então a vez de Miguel Ramos, da parceira Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), explicar aos presentes um pouco mais sobre a concretização de uma ideia de negÓcio, desde a importância da elaboração de um Plano de NegÓcios, à informação sobre fontes de financiamento, até à constituição formal da empresa. Uma pequena amostra que, informou o dinamizador, será bem mais detalhada nos cursos de formação para capacitação técnica do empreendedor que o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra, outro dos parceiros deste projeto da CIM-BM, vai ministrar em datas ainda a definir. Cursos de 40 horas, gratuitos, cuja informação mais detalhada deverá estar disponível em breve em www.baixomondego.pt.

A segunda parte da sessão, intitulada "Desafio de Criação de Ideias" foi mais prática e teve como objetivo afinar as ideias dos potenciais empreendedores presentes, com vista a uma candidatura ao concurso municipal de empreendedorismo da Mealhada, um dos dez (um por município) que está ser promovido no âmbito do projeto da CIM-BM "Construir Futuros no Baixo Mondego". As candidaturas podem ser apresentadas até dia 12 de dezembro de 2012 e o prémio final, para o vencedor de cada concurso municipal, serão 40 horas de consultoria e apoio na criação de um Plano de Negócios para a ideia apresentada. A ficha de inscrição, de candidatura e o regulamento dos concursos estão disponíveis em www.baixomondego.pt/construirFuturos/index.php.

O projeto da CIM-BM chama-se "Construir Futuros no Baixo Mondego2 e propõe-se a dinamizar, juntamente com uma rede de parceiros, atividades de apoio ao empreendedor. As iniciativas não têm custos para os potenciais empreendedores e passam por ações de sensibilização e capacitação, ações municipais de criação de ideias, concursos municipais de empreendedorismo, ciclos de capacitação técnica do empreendedor, opção de mentoring e os programas de empreendedorismo nas escolas "Aprender a Empreender". O projeto envolve os dez municípios do Baixo Mondego, que são Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho, Mortágua, Penacova e Soure e conta com o apoio técnico da Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), do Instituto de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) e da Junior Achievement Portugal (JAP).



(2012-10-25) - Press Release







Notícias Relacionadas



Segunda edição do FLIM – Festival Literário da Mealhada com "palavras para todos" e com os valores de abril
20 março, 2024

Segunda edição do FLIM – Festival ...

A segunda edição do FLIM - Festival Literário de Mealhada realiza-se de 21 a 23 de março com diversas iniciativas, como conferências, feiras do ...