Bibliomealhada: cinco anos a levar cultura à porta de casa dos munícipes

06 novembro, 2012

Bibliomealhada: cinco anos a levar cultura à porta de casa dos munícipes

Há já cinco anos que o autocarro da Cultura circula pelas estradas da Mealhada, levando livros, músicas, filmes e internet a 17 localidades, dando uma nova vida à vida de quem mora longe do centro da cidade. A comemorar cinco anos na segunda-feira, dia 5 de novembro, o Bibliomealhada já tem mais de 750 utilizadores com cartão e regista uma média de 5500 empréstimos por ano. Números que demonstram bem o importante papel que tem na vida local, nomeadamente na vida das crianças e dos idosos do concelho.

As crianças ficam fascinadas com ele e os mais velhos anseiam pela sua chegada, pois ela significa menos tempo de isolamento e solidão. Ler um livro, ver um filme, ouvir música ou viajar pela internet passou a entrar na rotina de quem apenas sonhava em o fazer e em cinco anos de vida o autocarro da Cultura ganhou um espaço essencial na vida local. é ele que leva a Biblioteca Municipal à porta de casa daqueles que moram longe ou que não têm como se deslocar até ao centro da cidade.

Com cinco anos de vida, o Bibliomealhada tem 750 utilizadores registados, sem contabilizar as crianças que vão ouvir histórias ou os idosos que vão ver filmes, e uma média de 5500 empréstimos por ano, assumindo-se como uma peça chave no acesso das crianças à cultura e no combate ao isolamento dos mais velhos. O Bibliomealhada continua a percorrer os locais mais isolados do concelho, tendo agora 17 pontos de paragem, e a verdade é que seus utilizadores já não prescindem do hábito de ter a Biblioteca Municipal estacionada, assim, à porta de suas casas.

Antes e Barcouço são as freguesias do concelho onde existe uma maior procura pelo autocarro da Cultura. São elas que apresentam as taxas de utilização mais elevadas, o que pode ser explicado pelo facto de existir uma maior participação dos jardins de infância, lares e centros de dia dessas freguesias. Os livros são o suporte mais procurado, seguindo-se os DVD’s – que cada vez mais assumem um lugar de importância, pelas crianças e pelos idosos que se deslocam ao bibliomóvel para sessões de cinema – e, por último, os CD’s.

“Os livros em viagem”, “Abraços de leitura” e a Hora do Conto são os projetos de maior destaque. O primeiro prevê a entrega de malas de viagem com livros e outros documentos nos jardins de infância e nas escolas do concelho durante um período de 15 dias, para serem exploradas pelas crianças e educadoras; o segundo prevê a entrega de cestas com livros nos lares das oito freguesias do concelho; e, por último, a Hora do Conto, uma atividade que se realiza por marcação prévia, para todos os jardins de infância e escolas do 1º ciclo do Ensino Básico do concelho.

Quase a comemorar cinco aninhos de vida, o Bibliomealhada vai festejar o seu aniversário de 6 a 9 de novembro, com a atividade “Estendal de adivinhas”. Um estendal, algumas imagens e o livro “Adivinhas coloridas”, de Tiago Salgueiro, são o ponto de partida para uma iniciativa divertida, em que todos vão querer participar.

Bibliomealhada – a biblioteca municipal à porta de casa
O autocarro municipal da Cultura nasceu no dia 5 de Novembro de 2007 pelas mãos da Câmara da Mealhada. Trata-se de um autocarro de 50 lugares, que foi transformado pelos funcionários da autarquia numa biblioteca itinerante, que percorre as freguesias do concelho, com o intuito de fazer chegar os serviços da Biblioteca Municipal da Mealhada a todos os cidadãos. O Bibliomealhada leva livros, músicas, filmes, jornais e internet a todas a povoações do concelho. O autocarro conta com uma zona para ler e ouvir música, um pequeno auditório para se assistir a um filme e uma área de computadores com acesso gratuito à Internet. Uma forma da autarquia aproximar a Biblioteca Municipal dos cidadãos, promovendo e facilitando o acesso à cultura.

(2012-11-02) - Press Release