Loja Social reabre nas novas instalações dia 27 de novembro

23 novembro, 2012

Loja Social reabre nas novas instalações dia 27 de novembro
A Roda Viva – Loja Social da Mealhada vai começar a funcionar nas suas novas instalações, no pavilhão 2 do Estádio Municipal Dr. Américo Couto, a partir do prÓximo dia 27 de novembro, com um novo horário de funcionamento: terças e quintas-feiras, das 16h às 18h. Um novo horário e uma casa nova, com outras condições, o que permite a esta resposta social reforçar o apoio prestado às famílias carenciadas do concelho, sobretudo na vertente de angariação e distribuição de bens alimentares.

Com as obras de remodelação do pavilhão do estádio municipal concluídas e as mudanças para o novo espaço efetuadas, a Loja Social da Mealhada vai reabrir as portas já a partir do prÓximo dia 27 de novembro, às terças e quintas-feiras, das 16h às 18h, com a colaboração de uma equipa de voluntariados que assegurará o atendimento aos utentes. Os agregados familiares que pretendam solicitar o apoio da Loja Social ou todos os que pretendam colaborar, doando os mais variados bens, poderão fazê-lo novamente na loja, durante o seu horário de funcionamento, ou no Gabinete do Setor de Ação Social da Câmara Municipal da Mealhada.

Consoante as características dos bens que pretendam ser doados, é ainda possível garantir a sua recolha no domicílio do doador. Para isso, o doador necessita de contactar o Gabinete do Setor de Ação Social da autarquia (tel.: 231 281 204) para proceder ao agendamento do transporte. Caso o doador pretenda entregar bens fora do horário de funcionamento do espaço, deve sempre dirigir-se ao Gabinete do Setor de Ação Social da Câmara Municipal, uma vez que, ao deixar os bens na rua, à porta da Loja Social, este ficarão à mercê de uma série de fatores que poderão conduzir ao seu desaparecimento ou deterioração.

O grande objetivo da mudança de instalações da Loja Social prende-se com uma melhoria das condições do espaço, para que a Roda Viva possa prestar um apoio mais abrangente a todos seus beneficiários. Para além de ser maior, mais amplo e arejado, o novo espaço tem condições de armazenamento e conservação de alimentos, para posterior distribuição pelas famílias carenciadas que sejam identificadas pelo Gabinete do Setor de Ação Social da autarquia.

Uma melhoria significativa na vertente de angariação e distribuição de bens alimentares, que responde, assim, a uma das maiores carências verificadas no concelho e que levou a autarquia a assinar, recentemente, um protocolo com a Associação Adventista para o Desenvolvimento, Recursos e Assistência (ADRA), com vista a alargar os meios de combate à pobreza e à exclusão social no concelho, sobretudo no que respeita à urgente necessidade de fornecimento de bens alimentares às famílias carenciadas.

Com esta parceria e com o novo espaço, já devidamente equipado com arcas frigoríficas, tudo passa a ser mais fácil e a Loja Social poderá, finalmente, dar a resposta adequada a essa necessidade social que tem vindo, cada vez mais, a destacar-se no concelho. Para além disso, a Loja Social vai poder também otimizar seu trabalho de armazenamento e distribuição de roupa, calçado, brinquedos, eletrodomésticos e bens perecíveis. “Com estas instalações, conseguimos melhorar a nossa resposta a todos os níveis, mas sobretudo na questão dos bens alimentares, pois passamos a dispor das condições de conservação e armazenamento de bens alimentares, que até então não tínhamos”, sintetizou o vereador da Ação Social da autarquia, Júlio Penetra.

A Loja Social da Mealhada apoia atualmente 158 agregados familiares, o que perfaz um total de 342 pessoas.

(2012-11-23) - Press Release