Ir para o conteúdo principal

Mealhada volta a receber bandeira verde Eco XXI

04 dezembro, 2012

Mealhada volta a receber bandeira verde  Eco XXI
O município da Mealhada foi mais um ano distinguido com o galardão máximo do projeto Eco XXI: a bandeira verde. O prémio foi entregue na passada sexta-feira, dia 30 de novembro, pelas 14h30, no AuditÓrio da Casa das HistÓrias Paula Rego, em Cascais. A Mealhada é, assim, mais uma vez, um município Eco XXI, tendo mesmo superado os objetivos definidos para 2012, conseguindo um índice entre os 60 e os 70% e tendo-se distinguido em sete indicadores, com pontuações superiores a 80%. O município da Mealhada foi um dos 28 que, este ano, foram distinguidos com a bandeira verde Eco XXI. E foi um dos únicos três do distrito de Aveiro a conseguir o galardão. Para receber o prémio, os municípios precisam de conseguir um índice Eco XXI (avaliação de 23 indicadores de sustentabilidade) superior a 50%. A Mealhada, para além de repetir a proeza, conseguiu mesmo superar os objetivos definidos para 2012, conseguindo um índice Eco XXI entre 60 e 70%.

O município destacou-se em indicadores como Educação Ambiental, Eco-Escolas, Informações disponíveis aos munícipes, Emprego, Cooperação com a Sociedade Civil, Qualidade da água para consumo humano e População servida por Sistemas de Abastecimento de água e por Sistemas de Drenagem e Tratamento de águas Residuais, conseguindo mesmo obter pontuações superiores a 80% nestes indicadores.

Recorde-se que o objetivo primordial do Eco XXI – um projeto promovido internacionalmente pela Fundação para a Educação Ambiental, e representado nacionalmente pela Associação Bandeira Azul da Europa – passa por promover as boas práticas e as políticas de sustentabilidade em todos os municípios, começando por apostar primeiramente na execução de políticas de educação ambiental. O Eco XXI todos os anos premeia os municípios que se candidataram, tendo por base 23 indicadores de sustentabilidade.

(2012-12-04) - Press Release






Notícias Relacionadas



Mealhada já está a construir campo de alimentação de abelhas no luso
10 abril, 2024

Mealhada já está a construir campo de ...

Já estão no terreno os trabalhos para a criação do campo de alimento para abelhas, no Luso, junto ao Parque de Campismo. O objetivo é transformar ...