Bairrada TV vence o concurso de ideias de negÓcio da Mealhada

19 dezembro, 2012

Bairrada TV vence o concurso de ideias de negÓcio da Mealhada
O projeto Bairrada TV é o grande vencedor do concurso “Ideias de NegÓcio da Mealhada”, promovido pela Câmara Municipal da Mealhada e Universidade de Coimbra (UC). Os promotores do projeto receberam hoje um prémio monetário de 5000 mil euros, numa cerimÓnia que decorreu, pelas 12h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. “Este prémio é uma grande alavanca para o nosso projeto. é para a aquisição de equipamento prÓprio para a Web TV”, afirmou Paulo Fajardo, um dos responsáveis da Bairrada TV. Para além do vencedor, houve ainda três menções honrosas, aos projetos “Balau’s – Brisas do Luso”, “KimiKida” e “Tuk Tuk do Bussaco”.

O projeto Bairrada TV venceu o concurso “Ideias de NegÓcio da Mealhada”, promovido pela Câmara Municipal e Universidade de Coimbra, ao abrigo do programa estratégico InovC do Mais Centro. Trata-se de um canal online de divulgação de conteúdos regionais, com sede na Mealhada, que iniciou a sua atividade em Agosto passado e tem como objetivo promover e dinamizar a economia local, privilegiando a comunicação de proximidade, através de uma programação de natureza informativa, desportiva, cultural e de lazer. “Este projeto tem como finalidade responder a uma necessidade crescente de dar visibilidade aos intervenientes socioeconÓmicos locais e participar ativamente na promoção dos concelhos onde intervém”, pode ler-se na candidatura.

Paulo Fajardo, Rosa Gonçalves e Gonçalo Ermida são os rostos do projeto que, no entanto, se estende a outros colaboradores. Hoje, foram eles que receberam o prémio das mãos do Vice-Reitor da UC, Henrique Madeira, prémio esse anunciado pelo coordenador do concurso e professor da UC, Jorge Figueira. “Com as publicações regionais e as rádios locais a fecharem, abriu-se um espaço a outro tipo de comunicação. E o online é uma ferramenta útil, mais barata e cada vez mais acessível a toda a população. Começámos com equipamento emprestado, mas com este prémio vamos adquirir equipamento prÓprio já para 2013”, afirmou Paulo Fajardo, em nome da equipa. “Apesar das más notícias que esperamos de 2013, nÓs vamos começar com boas. Obrigada!”, concluiu.

Para além do vencedor, o júri do concurso decidiu atribuir três menções honrosas. Elas foram para o projeto da “Balau´s – Brisas do Luso”, com a ideia de criação de um perfume com propriedades suaves que se associasse à água termal do Luso e que pudesse evoluir para uma linha de dermocosmética; o projeto “KimiKida”, de construção de mÓveis com material reciclado; e o projeto do “Tuk Tuk do Bussaco”, que sugere este veículo de transporte para dinamizar os percursos turísticos da região. Ideias que os membros do júri, em conformidade, consideraram “excelentes” e com viabilidade para avançarem do papel para o terreno.

“Estes são os melhores dos 64 projetos candidatos, mas todos são excelentes e é foi muito bom contar com tantas candidaturas”, afirmou a vice-presidente da Câmara, Filomena Pinheiro. Uma ideia igualmente partilhada pelo Vice-Reitor da UC, Henrique Madeira, e pelo Presidente da Câmara Municipal da Mealhada, Carlos Cabral. “Parabéns a todos os concorrentes. Isto é um estímulo para nÓs, Universidade e InovC. Neste concurso, houve 64 candidaturas. é notável. Sessenta e quatro pessoas ou grupos de pessoas tiveram ideias e trouxeram-nas até nÓs. Isto é um sinal fortíssimo que contraria o estado de ocupação em que o nosso país foi deixado. Sim, que isto é uma ocupação – salientou, referindo-se à Troika -, mas ainda há resistentes”, sublinhou o Vice-Reitor da UC. “Foi muito bom ter este número de candidaturas. Como disse o Sr. Vice-Reitor, este é um excelente sinal, quando vivemos momentos de angústia terríveis graças à ação do ocupante. Mas temos uma experiência de resistência e vocês foram exemplo disso”, concluiu Carlos Cabral.

(2012-12-19) - Press Release