Semana Europeia da Mobilidade/Dia Europeu Sem Carros 2008

Semana Europeia da Mobilidade/Dia Europeu Sem Carros 2008
De 16|Set a 22|Set
“Ar Puro para Todos”

O Município da Mealhada adere, pela sexta vez consecutiva, à Semana Europeia da Mobilidade, que pretende “facilitar o debate alargado sobre a necessidade de mudanças de comportamentos em relação à mobilidade, especificamente no que se refere à utilização do automÓvel particular”. A Semana Europeia da Mobilidade 2008 decorre de 16 a 22 de Setembro, e como já é habitual o Dia Europeu Sem Carros será o culminar das actividades de toda a semana. O tema escolhido para este ano é “Ar Puro para Todos”. Uma escolha que se prende com a crescente preocupação dos europeus com a qualidade do ar que respiram e, consequentemente, com a necessidade de se continuar a implementar acções concretas para a redução das emissões de poluentes. Os efeitos nocivos da poluição atmosférica resultantes da actividade humana e, sobretudo, da utilização desregrada dos transportes, é cada vez mais uma preocupação dos nossos dias. O objectivo da escolha desta temática é, por isso, passar a mensagem de que é preciso mudar o nosso comportamento no dia-a-dia, através de pequenas acções em prol do nosso ambiente, como por exemplo a utilização de transportes alternativos ou de transportes públicos em vez do automÓvel particular. à semelhança dos anos transactos, o Município da Mealhada vai encerrar algumas artérias do centro da cidade ao trânsito diurno, de forma a sensibilizar os munícipes para a necessidade de optarem por formas de mobilidade alternativas aos automÓveis. Estas ruas serão, então, palco, de uma série de actividades lúdico-pedagÓgicas, subordinadas ao tema “Ar Puro para Todos”, que a autarquia se encontra a preparar. O objectivo é transformar as ruas em espaços dinâmicos e de lazer, incentivando a população a deixar o automÓvel em casa e a procurar outras formas de mobilidade que não prejudiquem o meio ambiente. Passeios a pé, de bicicleta, de skate, de patins ou de outros veículos alternativos não poluentes são a sugestões da Câmara Municipal da Mealhada para esta Semana Europeia da Mobilidade.