4 Maravilhas sobressaíram na BTL e na Feira de ávila

01 março, 2013

4 Maravilhas sobressaíram na BTL e na Feira de ávila

As 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada estiveram ontem em Lisboa, na abertura da 25ª edição da BTL – Feira Internacional de Turismo, e anteontem em ávila, Espanha, para a 16ª edição da “Feria Internacional del Vino y Productos de la Tierra”. Os quatro produtos soberanos da gastronomia do concelho foram dados a provar nos dois certames. A água, o pão, o vinho e o leitão foram apreciados por várias dezenas de pessoas que circulavam em ambas as feiras e reuniram os maiores elogios dos provadores. Uma forma de consolidar ainda mais a marca gastronómica que a Câmara Municipal lançou em 2007, divulgando-a e promovendo-a fora de portas, em eventos de amplitude internacional.

Já passava das 13h quando, ontem, na BTL, mais precisamente no pavilhão do Turismo do Centro, começava o show cooking do chefe Alberto Filipe, da Sweet Atlantic Hotel. à medida que o chefe elaborava e apresentava os seus pratos, o enólogo e produtor mealhadense António Selas (Adega Rama) sugeria um vinho do concelho para acompanhar cada um. Foi assim, com uma prova dos vinhos das 4 Maravilhas, comentada por quem melhor conhece esses néctares, que a Associação Maravilhas da Mealhada iniciou a promoção da sua marca gastronómica no mais importante evento turístico internacional realizado em Portugal. Seguiu-se a aguardada degustação das 4 Maravilhas, que não deixou ninguém indiferente, ouvindo-se rasgados elogios ao leitão, servido pelo restaurante aderente “Octávio dos Leitões”.

“A presença das 4 Maravilhas neste evento é uma mais-valia enorme para continuarmos a desenvolver a criação de um destino turístico gastronómico a nível nacional. A promoção dos quatro produtos da gastronomia mealhadense e a preservação da sua identidade e qualidade é meio caminho andado para que a Mealhada se torne nesse destino turístico”, considerou a vice-presidente da Câmara e ainda presidente da Associação Maravilhas da Mealhada, Filomena Pinheiro, reiterando que “a projeção dada num evento deste impacto é determinante para a consolidação da marca registada”. “Temos que reforçar o posicionamento destes quatro produtos e a nossa participação em eventos turísticos desta dimensão é, cada vez mais, obrigatória”, concluiu.

Filomena Pinheiro esteve também em ávila, no dia anterior, a 26 de fevereiro, para a promoção da marca 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada nesse certame internacional, que terminou ontem. O evento contou também com provas de vinhos das 4 Maravilhas durante todo o dia, conduzidas pelo produtor António Navega, da “Quinta do Carvalhinho”, e com uma sessão de degustação dos quatro produtos gastronómicos do concelho, realizada pelo restaurante “Churrasqueira Rocha”, em representação da Associação Maravilhas da Mealhada.

Nesse evento, estiveram ainda presentes a Associação dos Apicultores do Litoral Centro e a Fundação Mata do Buçaco, que igualmente promoveram os seus produtos na vizinha Espanha. Na BTL, apenas a Associação de Apicultores não foi, uma vez que a Câmara Municipal da Mealhada, a Fundação Mata do Buçaco e a Associação Maravilhas da Mealhada, com um número expressivo de aderentes, não faltaram àquele que é considerado o mais importante evento de promoção das potencialidades turísticas de Portugal junto de operadores nacionais e estrangeiros.

Esta 25ª edição da BTL abriu as suas portas ontem na capital portuguesa, mais propriamente na Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, e encerra no próximo dia 3 de março. De referir que, nesta edição, a Região Centro é o destino nacional convidado e, como tal, conta com a maior área expositiva de sempre, um pavilhão com 500m2, distribuído por temáticas tais como o território, a cooperação intermunicipal, o negócio e a comunicação do destino. Uma oportunidade única para o concelho da Mealhada promover não só a sua marca gastronómica, mas também os seus produtos turísticos de maior atratividade, como as Termas do Luso e a Mata Nacional do Bussaco.

(2013-02-28) - Press Release