Ir para o conteúdo principal

Dia Mundial da Saúde - 7 de Abril de 2013

03 abril, 2013

Dia Mundial da Saúde - 7 de Abril de 2013
“Dê mais (A)Tenção à sua Saúde”
No prÓximo dia 7 de Abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde, dedicado à importância da prevenção da tensão arterial alta.

A pressão arterial é a força que o sangue exerce nas paredes das artérias. O seu valor varia de pessoa para pessoa, com os estilos de vida e com as diferentes circunstâncias. é considerada tensão arterial alta ou hipertensão, quando em várias medições e em diferentes ocasiões os valores são iguais ou superiores a 140/90mmHg.

Em Portugal, 42% da população sofre de hipertensão arterial. A hipertensão sem tratamento aumenta o risco de desenvolver doenças cardiovasculares (doença vascular cerebral, doença vascular periférica, doença coronária, insuficiência cardíaca e arritmias), insuficiência renal, cegueira, alterações das capacidades intelectuais e disfunção erétil.

No tratamento da hipertensão arterial é importante a adoção de estilos de vida saudável:
  • Uma alimentação completa, variada e nutricionalmente equilibrada, rica em legumes, leguminosas secas, verduras e frutas e pobre em gorduras, repartindo a ingestão de alimentos por 6 refeições diárias;
  • Prática regular e continuada de uma atividade física, 30 a 60 minutos, quatro a sete dias por semana;
  • Controlo e manutenção de peso normal, isto é, índice massa corporal1 com valor entre 18,5 e 25.
  • Restrição do consumo de álcool;
  • Diminuição do consumo de sal;
  • Cessação do consumo de tabaco.
A HTA é uma doença crÓnica que necessita de terapêutica e vigilância. A interrupção na toma da medicação anti-hipertensiva, absoluta ou intermitente, pode levar ao agravamento da situação clínica e aparecimento de complicações.

Assim, é importante que cada pessoa adote comportamentos que promovam a sua saúde durante o maior período de tempo possível, prevenindo a doença, a incapacidade e o sofrimento.

Nota:
O Centro de Saúde da Mealhada tem a funcionar uma Consulta de Cessação Tabágica, gratuita, à 5ª feira das 14 às 17 horas. Marcações no local ou pelo telefone 231 202 023




Tags


saúde mealhada 



Notícias Relacionadas