Festival da Atividade Física levou cerca de 600 pessoas a Barcouço

22 abril, 2013

Festival da Atividade Física levou cerca de 600 pessoas a Barcouço

A Mealhada recebeu mais uma edição da Semana da Saúde e da Atividade Física, que decorreu de 15 a 21 de abril, em vários espaços do concelho. Um evento organizado pela Câmara Municipal que integrou um conjunto de iniciativas com vista a estimular a prática desportiva e a promover a saúde e a qualidade de vida dos munícipes. O Festival da Atividade Física e Desportiva foi o ponto alto da semana, no sábado, dia 20, no Pavilhão Municipal de Barcouço, que ficou completamente lotado. A iniciativa contou com mais de 300 participantes e cerca de 600 pessoas a assistir ao evento.

O Pavilhão Municipal da Barcouço tornou-se pequeno para acolher as centenas de pessoas que acorreram ao Festival da Atividade Física 2013. Um evento de entrada livre que contou com a participação de mais de 300 atletas de várias instituições do concelho da Mealhada, resultando na demonstração de diferentes atividades desportivas, num espetáculo pautado pela cor, ritmo e diversidade de movimentos. Um evento que contou ainda com outros convidados, como a dupla de Danças de Salão e os ginastas acrobáticos da Associação Académica de Coimbra, e que à semelhança das suas edições anteriores, se revelou um sucesso, com centenas de pessoas presentes a aplaudirem as diferentes atuações.

Semana da Saúde e da Atividade Física com várias iniciativas de 15 a 21 de abril

A iniciativa começou segunda-feira, dia 15 de abril, com a realização de diversos rastreios à população, realizados pela Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Mealhada. A unidade móvel esteve das 9h até às 12h30 junto à Câmara Municipal, passando depois, das 18h até às 20h30, para junto das Piscinas Municipais da Mealhada. Na terça-feira seguinte, foi dia da mega aula de ginástica para idosos e a iniciativa contou com a participação da área da Terceira Idade das IPSS’s concelhias. Foram quase 100 idosos que participaram na mega aula, que começou às 10h30, no Pavilhão Municipal da Mealhada.

Já na quarta-feira, decorreu uma campanha de Dádiva de Sangue, promovida pelos Hospitais da Universidade de Coimbra, na Biblioteca Municipal da Mealhada. A iniciativa contou com 60 inscritos, apesar de apenas 22 reunirem os requisitos para efetuarem a sua dádiva. Ainda na quarta-feira, logo pela manhã, decorreu uma prova de orientação no Parque da Cidade, que contou com a participação de 280 alunos das escolas do 2º e 3º ciclos e secundária da Mealhada. A prova de orientação contou com a colaboração do Desportivo Atlético de Recardães. A iniciativa foi orientada pelo professor Carlos Ferreira.

Já na sexta-feira, o programa começou pelas 14h, com a realização de rastreios gratuitos de tensão arterial e frequência cardíaca à população e igualmente consulta gratuita de cardiologia junto ao edifício da Câmara Municipal. às 16h realizou-se uma caminhada da Câmara Municipal até ao Parque da Cidade que contou com cerca de meia centena de participantes, que na sua maioria ficaram para a aula da aeróbica que decorreu de seguida nesse espaço verde do concelho. A semana terminou no domingo, dia 21 de abril, com a atividade “Manhã Aquática”, que incluiu natação para bebés, hidroginástica e hidrodeep e outras atividades aquáticas nas Piscinas Municipais da Mealhada. As atividades contaram com um total de 120 participantes.

A Semana da Saúde e da Atividade Física é uma iniciativa da Câmara Municipal da Mealhada, organizada pelos professores da Atividade Física e Desportiva das Atividades de Enriquecimento Curricular, que contou com o apoio das 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, Junta de Freguesia de Barcouço, águas de Luso, restaurante Pedro dos Leitões, Hóquei Clube da Mealhada, Centro de Saúde da Mealhada, Hospital da Misericórdia da Mealhada, Serviço de Sangue e Medicina Tranfusional dos Hospitais da Universidade de Coimbra, Bombeiros Voluntários da Mealhada e Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Mealhada.

(2013-04-22) - Press Release