Mealhada prossegue com ações de incentivo ao empreendedorismo

08 maio, 2013

Mealhada prossegue com ações de incentivo ao empreendedorismo

O auditÓrio da Biblioteca Municipal da Mealhada acolheu, ontem de manhã, o “II Ciclo Local de Capacitação do Empreendedorismo”, uma iniciativa inserida no projeto “Construir Futuros no Baixo Mondego”, da Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego (CIM-BM). A sessão contou com meia dúzia de participantes, que aprenderam a explorar melhor as suas ideias de negÓcio. A prÓxima iniciativa será o “II Desafio de Geração de Ideias”, está marcada para o dia 3 de julho também na biblioteca municipal e procura ajudar a afinar as ideias de negÓcio apresentadas, para que possam ser submetidas ao segundo concurso de empreendedorismo promovido pela CIM-BM, que tem como prémio 80 horas gratuitas de consultoria para a realização de um plano de negÓcios.

O projeto é da CIM-BM, chama-se Operação Imaterial de Promoção do Empreendedorismo no Baixo Mondego, tem como imagem de marca “Construir Futuros no Baixo Mondego” e propõe-se a dinamizar, juntamente com uma rede de parceiros, atividades de apoio ao empreendedor. As iniciativas não têm custos para os potenciais empreendedores e passam por ações de sensibilização e capacitação, ações municipais de criação de ideias, concursos municipais de empreendedorismo, ciclos de capacitação técnica do empreendedor, opção de mentoring e programas de empreendedorismo nas escolas.

A Mealhada estreou-se no dia 24 de outubro do ano passado, com o “I Ciclo Local de Capacitação do Empreendedorismo” e “I Desafio de Geração de Ideias”, que juntou uma dúzia de potenciais empreendedores no auditÓrio da Biblioteca Municipal da Mealhada. E prosseguiu ontem, já na segunda fase do projeto, com uma nova edição do ciclo. O “II Ciclo Local de Capacitação do Empreendedorismo” juntou meia dúzia de participantes do auditÓrio da Biblioteca Municipal, que aprenderam como explorar melhor as suas ideias de negÓcio.

A iniciativa começou com a apresentação da rede regional de apoio ao empreendedorismo, para que os potenciais empreendedores possam conhecer melhor as entidades que lhes prestam apoio. Uma rede que tem por base o Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo da Câmara Municipal da Mealhada, um serviço da autarquia que pretende ajudar todos os que tenham uma ideia de negÓcio a estudar a sua concretização, auxiliando com aconselhamento e informação sobre o caminho que deverão percorrer.

O Gabinete de Apoio ao Empreendedorismo funciona às terças-feiras, com obrigatoriedade de marcação antecipada até às 17h de segunda-feira, nas instalações do Arquivo Municipal da Mealhada. A responsável pelo gabinete é a técnica superior Magda Costa, mas este funciona também com a colaboração da entidade de apoio ao empreendedorismo da região, a ADELO, representada por Conceição Moura. Quem estiver interessado neste apoio, deverá então ligar para a Câmara Municipal (231 200 980) ou para Conceição Moura (961 663 388) e agendar uma reunião.

Ontem procurou-se ainda dar a conhecer aos presentes um pouco mais sobre a concretização de uma ideia de negÓcio, desde a importância da elaboração de um Plano de NegÓcios, à informação sobre fontes de financiamento, até à constituição formal da empresa.

Recorde-se que este projeto envolve os dez municípios do Baixo Mondego (Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho, Mortágua, Penacova e Soure) e conta com o apoio técnico da Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), do Instituto de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) e da Junior Achievement Portugal (JAP). Quem pretenda obter mais informação sobre o projeto ou sobre o concurso de empreendedorismo pode consultar o site www.baixomondego.com.

(2013-05-08) - Press Release