Concurso de Sobremesas 4 Maravilhas com inscrições abertas até 12 de junho

30 maio, 2013

Concurso de Sobremesas 4 Maravilhas com inscrições abertas até 12 de junho
A Câmara Municipal e a Associação Maravilhas da Mealhada estão a promover um concurso de sobremesas integrado no projeto “água| Pão| Vinho| Leitão - 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada”, cuja prova final irá decorrer durante a Semana do Leitão. O concurso é aberto aos mealhadenses e aos estabelecimentos comerciais do setor com sede no concelho e divide-se em duas categorias: sobremesa ou pastel. As sobremesas e pastéis candidatos devem, contudo, cumprir um requisito: integrar na sua composição ingredientes relacionados com pelo menos um dos quatro produtos gastronÓmicos da marca 4 Maravilhas. As inscrições são gratuitas e estão abertas até dia 12 de junho. A ficha de inscrição e o regulamento estão disponíveis em baixo.

“Doces Maravilhas” é o nome do concurso de sobremesas, que tem por fim reforçar o posicionamento da marca 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, sensibilizar a população para a sua importância e incentivar à criatividade, inovação e empreendedorismo com a utilização dos produtos gastronÓmicos água, Pão, Vinho e Leitão. A ideia é criar uma sobremesa ou um pastel que fique associado à marca e que, como tal, tem que ser composto por ingredientes relacionados com pelo menos um dos quatro produtos gastronÓmicos que a integram.

As inscrições já estão abertas, são gratuitas e podem ser efetuadas até às 16h do dia 12 de junho. Para tal, basta aceder ao ficheiro abaixo, preencher o ficha de inscrição que lá está disponível e entregá-la no Arquivo Municipal ou enviá-la para o e-mail maravilhasmealhada@gmail.com, dentro do prazo estabelecido. Qualquer pessoa residente ou natural do concelho ou qualquer estabelecimento comercial do setor com sede no concelho pode concorrer, a título individual ou em grupo. Todavia, cada concorrente apenas pode apresentar uma sugestão de sobremesa e de pastel.

Na primeira fase do concurso é obrigatÓria a entrega de cinco unidades da sobremesa e/ou do pastel candidato e a respetiva ficha técnica, entre as 10h e as 11h do dia 14 de junho, no Restaurante Escola do Jardim Público da Pampilhosa. O júri, composto por cinco elementos de reconhecida idoneidade – a presidente do júri do projeto 4 Maravilhas, um chefe de pastelaria, um chefe de cozinha, um representante da Associação Maravilhas da Mealhada e outro da Câmara Municipal – irá apreciar as sobremesas e pastéis candidatos, no sentido de escolher quais os cinco finalistas de cada categoria.

Na segunda fase do concurso, os cinco finalistas de cada categoria, sobremesa ou pastel, vão participar na prova final, que decorrerá no dia 21 de junho, entre as 9h às 18h, nas instalações do Restaurante Escola do Jardim Público da Pampilhosa. Nesta prova, os concorrentes confecionam a sua sobremesa e/ou pastel na cozinha do restaurante, tendo três horas para a confeção e empratamento de seis unidades. O produto final será depois avaliado pelo júri, tendo em conta a criatividade e originalidade, a degustação, o sabor e o aroma, a composição, a apresentação e o empratamento e a valorização dos produtos gastronÓmicos regionais.

Os vencedores do concurso, de cada categoria, sobremesa e pastel, serão depois conhecidos na V Gala das 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, que vai decorrer no dia 5 de julho, pelas 19h, na Adega Rama. Os vencedores serão distinguidos com a atribuição do título “Criador da Sobremesa | Pastel Maravilhas da Mealhada”, farão a apresentação e promoção da sobremesa e do pastel na gala, que será degustado por todos os presentes. Os vencedores participarão ainda numa ação de formação de doçaria na Escola de Hotelaria de Coimbra.

Regulamento do Concurso (276KB)
Ficha de Inscrição (333KB)
Ficha Técnica (155KB)

(2013-05-30) - Press Release