Câmara lança concurso público para qualificação da Aldeia de Várzeas

19 junho, 2013

Câmara lança concurso público para qualificação da Aldeia de Várzeas

A Câmara Municipal da Mealhada acaba de lançar o concurso público para a empreitada de valorização e dinamização turística do percurso de Aldeia de Várzeas – Luso, pelo preço base de 245 mil euros + IVA. Uma obra que prevê não só a qualificação do ambiente e património da aldeia, mas também potenciar a dinamização de atividades turísticas, de animação e de lazer nesse espaço público, contribuindo assim prioritariamente para a melhoria da qualidade de vida da sua população. Uma intervenção de grande valia para a oferta turística do concelho, uma vez que integra os circuitos e percursos da vila termal do Luso e da Mata Nacional do Buçaco.

O projeto abrange a totalidade da zona ribeirinha da aldeia, desde o moinho de água até à ponte rodoviária sobre o ribeiro, numa extensão de 350 metros. Trata-se de uma intervenção de recuperação e conservação do património dessa aldeia, uma aldeia rural, localizada junto à vila termal do Luso e nas encostas da Serra do Buçaco, de traços únicos, que ficou conhecida pelo atravessamento aéreo da ponte ferroviária da linha da Beira-Alta, uma imponente obra de Eiffel. Uma aldeia cuja beleza paisagística é marcada pelas águas que correm da Mata Nacional do Buçaco e a atravessam em ribeiras e riachos.

A aldeia de Várzeas é, pois, um local de imensa valia para a oferta turística do concelho, que vai agora ser qualificada e valorizada, de forma a integrar os circuitos e percursos turísticos da vila termal do Luso e da Mata Nacional do Buçaco. O projeto prevê tornar a aldeia num espaço ambiental bem preservado e protegido, com forte atratividade para o desenvolvimento de atividades de lazer, turismo e desporto; criar condições para reinventar a economia rural, promovendo a produção de mais e novos produtos agrícolas, de artesanato e novos serviços; atrair novos públicos; criar sinergias com o espaço envolvente; incentivar ao empreendedorismo local; e, por fim, contribuir para a criação de riqueza e melhoria da qualidade de vida das populações.

O projeto de execução, que teve por base o programa de arquitetura do Gabinete António Figueiredo e Armindo Santos, Arquitetos Lda., foi elaborado pelo Gabinete de Projetos da Divisão de Administração e Conservação do Território da Câmara Municipal. Um projeto que complementa o ciclo de regeneração urbana e revitalização da vila termal do Luso e que se enquadra também nos objetivos da Agenda 21 Local, por visar a qualificação e valorização ambiental do espaço e promover a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável. A empreitada já se encontra em concurso público. O preço base é de 245 mil euros + IVA e o prazo de execução de 154 dias.

(2013-06-18) - Press Release