Mealhada já tem sinalética do Caminho Português de Santiago

19 junho, 2013

Mealhada já tem sinalética do Caminho Português de Santiago

O concelho da Mealhada já conta com a sinalética do Caminho Português de Santiago. A instalação da sinalética no concelho teve início no mês de maio e resulta de um protocolo de parceria entre a Turismo Centro de Portugal e as Câmaras Municipais de Alvaiázere, Ansião, Penela, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Mealhada, Anadia, águeda e Albergaria-a-Velha, que foi assinado em dezembro passado, no auditório do Museu Monográfico de Conímbriga.

Este projeto visa promover e divulgar o turismo religioso, procurando fazer a ligação do Caminho Português de Santiago de Coimbra ao Porto, uma vez que do Porto para cima as rotas já estão criadas e o percurso assinalado. No concelho da Mealhada, a sinalética foi colocada no percurso Adões – Sargento-Mor – Santa Luzia – Mala – Lendiosa – Vimieira – Mealhada – Sernadelo, em direção a Grada, concelho de Anadia.

A sinalética segue as normas do Conselho da Europa para o Itinerário Cultural Europeu - Caminho de Santiago, facilitando a sua interpretação pelos peregrinos das mais diversas nacionalidades. Trata-se de azulejos com o símbolo de uma concha, mais precisamente de uma vieira, e uma seta a indicar o percurso a seguir.

Os Caminhos de Santiago são percursos realizados por peregrinos que, desde o século IX, afluem de toda a Europa a Santiago de Compostela.

Mapa dos Caminhos de Santiago no Município da Mealhada (276KB)

(2013-06-19) - Press Release