Semana do Leitão foi um sucesso

24 junho, 2013

Semana do Leitão foi um sucesso
A Semana do Leitão, que decorreu de 16 a 23 de junho em dez restaurantes do projeto 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada, foi um sucesso. A iniciativa cumpriu os seus objetivos, conseguindo uma forte promoção do produto leitão e contribuindo para um aumento potencial da atividade económica do setor. "Comparando esta semana com outra, subimos as vendas em 60%", afirma Joaquim Luís, da Churrasqueira Rocha, acrescentando que a iniciativa "superou em muito as expectativas". "Correu muito bem. Houve muita afluência e via-se que as pessoas estavam bem informadas", salienta, por sua vez, Margarida Flores, do restaurante "Típico da Bairrada". A Semana do Leitão foi promovida pela Câmara Municipal e pela Associação Maravilhas da Mealhada.

Desde 16 de junho até domingo passado, o Leitão Assado esteve no centro das atenções. O concelho da Mealhada foi palco da Semana do Leitão, que decorreu em dez dos restaurantes aderentes ao projeto 4 Maravilhas da Mesa da Mealhada. E quem passou pela Mealhada, pôde saborear o melhor leitão e apreciar as entradas que foram oferecidas pelos restaurantes aderentes: todos tiveram à disposição cabidela de leitão e outras, que foram variando de restaurante para restaurante, tais como as iscas, os rissóis e a bôla de leitão. Cada restaurante teve ainda ofertas especiais, que foram desde a degustação do espumante aos mais diversos descontos.

A iniciativa revelou-se um sucesso. Os restaurantes encheram e trabalharam árduo durante esta semana, garantindo, no seu geral, que a Semana do Leitão "foi um sucesso". "Foi fantástico. Correu muito, muito bem. Nem sabia que tanta gente via televisão e as pessoas estavam muito bem informadas. Vinham por causa da Semana do Leitão", afirma Margarida Flores, do restaurante "Típico da Bairrada". "As pessoas aderiram muito, estavam bem informadas e a data foi muito boa, porque foi uma semana que contou com o feriado do Porto. Eu estou exausta, mas valeu a pena", prossegue Margarida Flores, referindo ainda que "os clientes adoraram a cabidela e fartaram-se de perguntar "diga lá, como é que é feita a cabidela?".

"Tivemos muito mais gente. Houve um grande acréscimo de movimento, também porque saímos na televisão", afirma, por sua vez, Nelson Ferreira Tomás, do restaurante "Nelson dos Leitões", concluindo: "Valeu muito a pena e já deu para compensar o problema da crise". "A nossa opinião é muito positiva. Funcionámos um pouco melhor, tivemos mais gente, mas acho que para o ano deveriam ser duas semanas e não uma", diz José Pires, do restaurante "Três Pinheiros", saudando o empenho da Câmara Municipal e da Associação Maravilhas da Mealhada nesta iniciativa. "Devemos continuar com a Semana do Leitão, sem dúvida", sublinha ainda José Pires.

Uma opinião também partilhada por Joaquim Luís, da Churrasqueira Rocha. "Com toda a certeza que deve ser para repetir. Nós registamos tudo o que vendemos e faturamos e esta semana foi uma semana a trabalhar ao ritmo do Verão. Foi muito, muito positiva", sublinha, reforçando: "Subimos as vendas para 60%". "A iniciativa foi bem pensada, a comunicação muito positiva e nós fizemos um bom trabalho, passámos uma boa imagem do concelho a todos os que nos visitaram", salienta ainda Joaquim Luís, referindo que a cabidela de leitão "também teve muita adesão". "As pessoas estavam curiosas com a cabidela, poucas conheciam e na sua maioria gostaram", conclui.

Igualmente satisfeitas estão as entidades que organizaram a Semana do Leitão: a Câmara Municipal e a Associação Maravilhas da Mealhada. Um evento que se estreia no concelho e que logo na sua primeira edição cumpre garantidamente os seus objetivos. "Quando pensámos em organizar a Semana do Leitão, tínhamos dois objetivos muito precisos: reforçar a qualidade do produto leitão e da marca 4 Maravilhas e dar um novo impulso à atividade económica deste setor aqui no concelho da Mealhada. E o balanço não podia ser mais positivo. Sabemos que os restaurantes encheram, alguns duplicaram o número habitual de clientes, que quem veio à Mealhada gostou e saiu satisfeito. O que poderíamos pedir mais? Os objetivos foram cumpridos", considera Filomena Pinheiro, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada e presidente da Associação Maravilhas da Mealhada.

A ideia foi então promover o principal prato gastronómico do concelho e mostrar a todos que é na Mealhada que se come o melhor leitão, impulsionando ainda a economia local, sobretudo a dos restaurantes aderentes. Quem passou pela Mealhada, encontrou o melhor leitão de sempre, com a tradição e qualidade que a marca 4 Maravilhas exige, mas também a água do Luso, o pão cozinhado em forno a lenha e os vinhos dos produtores do concelho, a mesma hospitalidade e arte de bem servir, e apreciou ainda as entradas gratuitas, sempre elaboradas a partir do produto leitão, e uma série de ofertas especiais que cada um dos restaurantes preparou. Foi uma semana inteirinha dedicada ao prato rei do concelho, porque afinal o leitão da Mealhada é uma Maravilha!

Sorteio de refeições para duas pessoas nos dez restaurantes aderentes
Durante a Semana do Leitão, existiu ainda outro atrativo: um sorteio de refeições para duas pessoas em cada restaurante que aderiu à iniciativa. Todas as pessoas que visitaram um dos restaurantes aderentes e consumiram uma refeição de leitão receberam, por cada refeição, um cupão que foi a sorteio hoje, dia 24 de junho. Os dez sorteios, um por cada restaurante, realizaram-se na Câmara Municipal, pelas 15h, perante um representante da Associação Maravilhas da Mealhada. Os vencedores da refeição, por restaurante, são os seguintes:

Pedro dos Leitões
Vencedor do Concurso: Mário Rodrigues de Sousa - Paredes