Festival Zen trouxe pessoas de norte a sul do país ao Luso

24 julho, 2013

Festival Zen trouxe pessoas de norte a sul do país ao Luso

A segunda edição do Luso Zen correu muito bem. "Correu bem melhor do que a primeira e duplicámos mesmo o número de visitantes", sublinha Marco Cruzeiro, da organização do evento. O festival de meditação e relaxamento recebeu mais de 300 participantes, que vieram um pouco de todas as partes do país. Foram três dias dedicados à promoção da saúde e do bem-estar, preenchidos com várias atividades, tais como workshops e palestras, as mais diversas aulas, de Yoga a Tai Chi Chuan, de Pilates e Qigong, massagens para todos os gostos, uma feira de produtos naturais e um apelativo programa de animação noturna. Um festival que promete crescer para o próximo ano e trazer o espírito zen de novo à vila do Luso.

A envolvência natural da vila termal do Luso serviu de pano de fundo a mais uma edição deste festival nacional de meditação e relaxamento. E o espaço não poderia ser melhor. O Parque do Lago foi o principal ponto de paragem do Luso Zen, um evento inteiramente dedicado à promoção da saúde e do bem-estar, que foi organizado pela Casa Céu e Terra, com a colaboração da Living Place e o apoio da Câmara Municipal da Mealhada. Corpo, mente e espírito foram as máximas desta edição, que trouxe ao Luso mais de 300 pessoas, de todas as partes do país, nos dias 19, 20 e 21 de julho.

"Nesta edição já tivemos um incremento no número de participantes. Entre bilhetes vendidos, artistas, monitores e participantes na feira, contabilizámos cerca de 300 pessoas. Mas isto sem contar com os visitantes da feira. E posso dizer-lhe que só no domingo à tarde a feira estava cheia de visitantes e o concerto de encerramento tinha mais de 200 pessoas sentadas no relvado a assistir", afirma Marco Cruzeiro, da Casa Céu e Terra, concluindo: "Esta edição correu bem melhor do que a primeira, duplicámos o número de visitantes e a feira também aumentou bastante o número de expositores, que este ano foram à volta de 40".

Satisfeito está igualmente o vereador de Desporto da Câmara Municipal da Mealhada, Júlio Penetra. "Esta iniciativa enquadra-se numa ambição da Câmara Municipal da Mealhada de dotar o destino Luso com três ou quatro eventos, como o Luso Trail e a Rampa Histórica Luso-Bussaco, que ajudem a renovar os públicos da vila termal. O Luso Zen casa bem com o conceito saúde e bem-estar que se pretende para o Luso e traz um segmento de mercado que habitualmente não frequenta a vila. Estou satisfeito com o evento e acho que este tipo de iniciativas devem ter continuidade", afirma o vereador.

Os espetáculos de animação noturna foram um dos segredos de sucesso do evento. "O espetáculo de encerramento, que contou com sete músicos em cima do palco, foi um êxito, mas os de sábado à noite também", adianta Marco Cruzeiro, referindo-se ao concerto Didgeridoo, de Rodrik de Noronha, e ao espetáculo de música e dança tradicional indiana, de Tarikavalli e Paulo Sousa. Os workshops de Dança Oriental e Bollywood também merecem o destaque da organização, pela adesão dos festivaleiros zen, bem como a massagem ayurvédica e o Espaço Terapias, uma novidade desta edição, que proporcionou uma oferta variada de terapias a preços reduzidos e que teve bastante procura por parte de todos.

Razões mais do que suficientes para o Luso Zen regressar para o próximo ano. "Sim, queremos continuar e neste espaço, porque as pessoas ficam encantadas com o lugar em si. Se tudo correr bem, estaremos cá para o ano. Esperemos que o novo Executivo Municipal adote o mesmo entusiasmo com o Luso Zen e que possamos assim fazer tudo para que o evento ganhe ainda uma maior dimensão", conclui assim Marco Cruzeiro, responsável pela realização do Luso Zen, um festival inteiramente dedicado à promoção da saúde e do bem-estar que, nesta edição, envolveu cerca de 40 colaboradores. Outras informações sobre o festival estão disponíveis em www.lusozen.com.

luso cultura zen