Arquivo Municipal da Mealhada celebra 7 anos de atividade

04 outubro, 2013

Arquivo Municipal da Mealhada celebra 7 anos de atividade
O Arquivo Municipal da Mealhada comemorou ontem o seu 7° aniversário. A data foi assinalada com a inauguração da exposição “A presença do Homem nas aluviões da Mealhada”, que reúne um espÓlio paleontolÓgico, de considerável importância histÓrica para o concelho, cedido pelo professor catedrático de Geologia da Universidade de Coimbra, Luís Carlos Gama Pereira. “Esta é a prova de que o Homem já existe aqui, na Mealhada, há muito tempo. Estes achados mostram também que existiam aqui elefantes, hipopÓtamos, veados e outra bicharada”, afirmou Gama Pereira, concluindo: “Aqui fica para memÓria de todos”.

Para já, são nove fÓsseis, quatro bifaces e uma porção da camada de argila negra da base das aluviões colhida nas escavações da Quinta da Nora. Um espÓlio de valor incalculável para a histÓria do concelho, que o professor Gama Pereira recolheu em 1966, no decurso das obras de ampliação da Adega Cooperativa da Mealhada, aquando da construção de cubas subterrâneas. Hoje, esses achados, depois de estudados minuciosamente, encontram-se devidamente identificados e catalogados numa vitrina do Arquivo Municipal da Mealhada. “Isto não é meu. Foi estudado e voltou agora para o Arquivo, para que seja de todos nÓs”, sublinhou o professor. “Esta é a prova de que o Homem existiu nesta altura”, acrescentou.

Gama Pereira explicou ainda como surgiu a ideia de colocar o espÓlio no Arquivo Municipal. “Os achados já tinham estado na Casa da Cultura, depois ficaram na mão do Dr. Branquinho de Carvalho e aí o Dr. Branquinho de Carvalho e o Dr. Mário Saraiva tiveram esta ideia do Arquivo Municipal. Falaram como o Presidente, que falou com a Dra Dora, foi feita uma maquete por um jovem que tive o prazer de conhecer hoje, o Cristiano, e aqui está a exposição. Foi tudo composto por técnicos aqui da Câmara”, afirmou.

“Não posso deixar de agradecer ao Professor Gama Pereira, ao Dr. Branquinho de Carvalho e ao Dr. Mário Saraiva por este espÓlio. Está aqui o primeiro mealhadense conhecido”, declarou, satisfeito, o Presidente da Câmara, Carlos Cabral. “Acho que este é o local adequado. Está aqui ao acesso de todos, para que possa ser visto por todos o testemunho da presença do Homem e destes animais no territÓrio do nosso concelho”, concluiu, agradecendo o espÓlio das raízes mais antigas da histÓria comum do concelho da Mealhada.

A iniciativa prosseguiu com uma breve visita às áreas que habitualmente estão fechados ao público e terminou com os “Parabéns a Você” e um brinde de comemoração pelo 7° aniversário do Arquivo Municipal. Recorde-se que este espaço surgiu da necessidade de se guardar para futura utilização os documentos mais importantes relativos ao município e aos seus habitantes. O Arquivo Municipal foi inaugurado no dia 5 de outubro de 2006 e, desde então, tem como missão recolher, guardar, tratar e preservar documentação relativa à memÓria do concelho.

O edifício é composto por três zonas distintas: a área de depÓsitos, de conservação de documentos; a área técnica, de salas de trabalho, sala de limpeza e expurgo, de tratamento arquivístico, sala de conservação e restauro; e a área do público, receção, sala de leitura/biblioteca de referência e espaço internet. O Arquivo Municipal tem à disposição dos seus utilizadores cerca de 20 mil documentos digitalizados, dos quais se destacam as atas da Câmara Municipal, o jornal ‘Sol da Bairrada’, o jornal ‘O Caminho’, o ‘Jornal do Centro’, a coleção Branquinho de Carvalho, a coleção Varela PèCurto e a coleção Raul de Aguiar.

Contacto:
Arquivo Municipal da Mealhada