Ir para o conteúdo principal

Rui Marqueiro tomou hoje posse como presidente da Câmara da Mealhada

14 outubro, 2013

Rui Marqueiro tomou hoje posse como presidente da Câmara da Mealhada

Rui Marqueiro tomou posse como presidente da Câmara Municipal da Mealhada, hoje de manhã, no Salão Nobre dos Paços do Concelho. “Queremos um município onde todos sejam felizes. Queremos pessoas de corpo inteiro, com espírito crítico, que não sejam subservientes, que participem. A opinião dos munícipes é muito importante”, afirmou o novo presidente, defendendo a participação ativa e convidando os partidos da oposição a estarem presentes nas reuniões mais importantes da Câmara Municipal. “Queremos que participem, que deem a sua opinião”, afirmou. Momentos antes, Daniela Esteves tomava posse como presidente da Assembleia Municipal da Mealhada. Daniela Esteves é a primeira mulher a presidir a este órgão autárquico concelhio.

Decorreu hoje de manhã, no Salão Nobre, a tomada de posse do novo Executivo Municipal da Mealhada, saído das eleições autárquicas de 29 de setembro de 2013. Assim, para o mandato 2013-2017, a Câmara Municipal da Mealhada tem a seguinte constituição: Rui Marqueiro (presidente), Guilherme Duarte, Arminda Martins e José Carlos Calhoa – eleitos pelo Partido Socialista – e Gonçalo Vigário Louzada, João Seabra Pereira e Marlene Lopes – eleitos pela coligação PSD/CDS-PP/MPT/PPM “Juntos pelo concelho da Mealhada”.

Catorze anos depois, Rui Marqueiro regressa à presidência da Câmara Municipal da Mealhada. Na tomada de posse, o autarca lembrou que, tendo em conta a crise financeira que o país atravessa, com altíssimas taxas de desemprego, “hoje é difícil ser poder”. “Estamos numa situação má e as expectativas não são positivas”, afirmou Rui Marqueiro, garantindo contudo que o Município da Mealhada fará a sua quota-parte para estabilizar a situação financeira e económica de Portugal.

O presidente de Câmara salientou que, para isso, já foi elaborado um programa e esse será cumprido. E, em breves declarações, resumiu um pouco do que será o caminho deste novo Executivo Municipal socialista. “Vamos continuar a gestão de rigor, com os recursos disponíveis. O investimento tem de ter em vista a relação custo – benefício, é preciso muita ponderação no investimento público. Vamos ajudar os investidores, facilitando-lhes o acesso à informação, conseguindo fundos comunitários. Vamos apostar na Educação: a Educação é sempre um investimento e nunca uma despesa! Vamos massificar o Desporto, apoiar a Cultura e as associações culturais, a Ação Social, ajudando as Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho. Vamos criar um fundo de emergência social. No nosso município, não pode haver degradação humana”, frisou o autarca. “Vamos abrir os espaços municipais a toda a população. Vamos ajudar as empresas de construção deste município. Criar novas zonas de localização económica. Apostar numa administração local cada vez mais moderna e eficiente. Queremos que o nosso município seja o mais competitivo possível, o mais competitivo da região”, acrescentou ainda Rui Marqueiro, concluindo: “Estas são algumas das medidas que temos para o futuro do nosso município”.

O novo presidente da Câmara defendeu uma “maior participação de todos” no futuro do Município da Mealhada. Rui Marqueiro salientou que não só a “opinião dos munícipes é muito importante”, como a dos partidos da oposição. O autarca deixou mesmo um convite aos partidos da oposição. “Quero convidá-los a estarem presentes nas reuniões mais importantes da Câmara Municipal”, afirmou, manifestando o seu respeito por todos os partidos políticos e defendendo que é no debate e na partilha de ideias que se estrutura a melhor governação.

Rui Marqueiro deixou ainda agradecimentos “a todos os que tornaram possível o ato eleitoral e aos eleitores” e a todas as pessoas presentes na cerimónia que, como disse, “dignificam este ato”. O autarca desejou felicidades a todos os que deixaram os seus cargos, exortando-os para que “continuem a lutar pela causa do poder local”.
 

Câmara Municipal

Rui Marqueiro (presidente) - PS
Idade: 61 anos
Profissão: Economista
Residência: Antes (Mealhada)

Guilherme Duarte - PS
Idade: 54 anos
Profissão: Professor do Ensino Secundário
Residência: Pampilhosa (Mealhada)

Arminda Oliveira Martins -PS
Idade: 44 anos
Profissão: Engenheira Civil
Residência: Antes (Mealhada)

José Carlos Calhoa - PS
Idade: 50 anos
Profissão: Técnico Oficial de Contas
Residência: Mealhada

Gonçalo Vigário Louzada – Coligação PSD/CDS - PP/MPT/PPM “Juntos pelo concelho da Mealhada”
Idade: 48 anos
Profissão: Gestor
Residência: Mealhada

João Seabra Pereira – Coligação PSD/CDS - PP/MPT/PPM “Juntos pelo concelho da Mealhada”
Idade: 59 anos
Profissão: Engenheiro Técnico
Residência: Luso

Marlene Lopes – Coligação PSD/CDS - PP/MPT/PPM “Juntos pelo concelho da Mealhada”
Idade: 48 anos
Profissão: Professora do 1º Ciclo do Ensino Básico
Residência: Pampilhosa (Mealhada)

Também hoje, momentos antes da tomada de posse do novo presidente de Câmara Municipal da Mealhada, Rui Marqueiro, tomou posse a nova presidente da Assembleia Municipal da Mealhada. Daniela Esteves, de 43 anos, advogada, é também a primeira mulher a assumir a presidência da Assembleia Municipal da Mealhada. A primeira sessão deste órgão autárquico deixou definida a nova mesa da Assembleia Municipal, que é agora composta por Daniela Esteves (presidente), António Ferreira Ribeiro (1º secretário) e Maria de Lurdes de Jesus C. Bastos (2º secretário).

 

 

Assembleia Municipal

Daniela Esteves (Presidente) PS
Rodrigo Breda (PS)
António Ribeiro (PS)
Ana Paula Coelho (PS)
Luís Tovim (PS)
Jorge Almeida (PS)
Maria de Lurdes Bastos (PS)
André Vaz (PS)
António Laranjeira (PS)
Sandra Carvalho (PS)
Artur Dinis (PS)
Manuel Jacinto Silva (Coligação PSD/CDS - PP/MPT/PPM “Juntos pelo concelho da Mealhada”)
Bruno Coimbra (Coligação PSD/CDS - PP/MPT/PPM “Juntos pelo concelho da Mealhada”)
Clara Luxo Correia (Coligação PSD/CDS - PP/MPT/PPM “Juntos pelo concelho da Mealhada”)
Nuno Melo (Coligação PSD/CDS - PP/MPT/PPM “Juntos pelo concelho da Mealhada”)
Ana Filipa Varela (Coligação PSD/CDS - PP/MPT/PPM “Juntos pelo concelho da Mealhada”)
Miguel Ferreira (Coligação PSD/CDS - PP/MPT/PPM “Juntos pelo concelho da Mealhada”)
Luís Brandão (Coligação PSD/CDS - PP/MPT/PPM “Juntos pelo concelho da Mealhada”)
Isabel Santiago (Coligação PSD/CDS - PP/MPT/PPM “Juntos pelo concelho da Mealhada”)
Maria Isabel Lemos (CDU)
António Neves (CDU)

 

 

 

 

Juntas de Freguesia

Barcouço
João Manuel Cidra de Oliveira Duarte (presidente)
Idade: 44 anos
Profissão: Engenheiro Técnico Civil

Casal Comba
Manuel Lindo Cardoso (presidente)
Idade: 59 anos
Profissão: Empresário

Luso
Claudemiro Manuel de Jesus Semedo (presidente)
Idade: 39 anos
Profissão: Empresário

Pampilhosa
Vítor Manuel Alves de Matos (presidente)
Idade: 67 anos
Profissão: Bancário Reformado

Vacariça
Carlos Ferreira da Rocha Gomes (presidente)
Idade: 65 anos
Profissão: Reformado

União das Freguesias da Mealhada, Antes e Ventosa do Bairro
João Carlos Ferreira dos Santos (presidente)
Idade: 58 anos
Profissão: Desenhador

(2013-10-14) - Press Release

 

 







Notícias Relacionadas